AutarquiasRegional

Portimão ataca a praga da Lagarta do Pinheiro

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara Municipal de Portimão está a levar a cabo uma campanha de prevenção à formação de ninhos da Lagarta do Pinheiro.

Segundo informação da edilidade, para o efeito, está a ser aplicada uma “nova técnica implementada este ano por técnicos/funcionários da autarquia que se encontram certificados pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, que é menos agressiva.” No entanto, e por precaução, todas as árvores que estão a ser tratadas foram envolvidas em papel celofane.

A Lagarta do Pinheiro é um insecto desfolhador que ataca pinheiros e cedros. Embora não cause a morte das árvores, os seus sucessivos ataques e desfolhas muito severas levam ao enfraquecimento das mesmas e à sua predisposição a outros agentes secundários, podendo levar à morte da árvore.

A Lagarta, a partir do 3º estádio, no inverno, possui pelos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório. Dependendo da sensibilidade de cada pessoa, estes sintomas poderão manifestar-se na forma de urticária, irritações nos olhos e dificuldade em respirar.

Para combater a praga, está a ser aplicada injecção de um insecticida em todos os pinheiros localizados nas Escolas de Portimão (Quatro Estradas, Vendas, Coca Maravilhas, Chão das Donas, Major David Neto, Jardim de Infância Portimão Nº 4 do Fojo e Centro Escolar do Pontal).

Leia também:

Fonte da Alameda de Portimão vai voltar a funcionar

(Visited 517 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE