Lagoa vai avançar com um sistema ‘inteligente’ para gerir o lixo e o abastecimento de água

pub

Dentro de cerca de três meses, qualquer cidadão do concelho de Lagoa que se depare com uma ruptura de água ou outro qualquer problema no espaço público pode alertar automaticamente os competentes serviços da Câmara.

Para isso basta que tire uma fotografia com o seu telemóvel e a envie através de uma aplicação informática que ficará disponível a toda a população, a qual regista a localização geográfica do problema detectado.

A informação entrará num sistema informático que vai ser montado e funcionar numa sala do secretariado da Fatacil e os serviços competentes serão alertados e poderão mais rapidamente resolver o problema. Esta ferramenta tecnológica vai também permitir monitorizar, em tempo real, o que se passa nos sistemas de recolha de lixo e de abastecimento de água.

Esta é uma das aplicações práticas que se espera venha a resultar do acordo assinado esta 3ª feira, 17 de Janeiro, entre a Câmara de Lagoa e a empresa NOS, integrado num projecto denominado Smart Cities.

Mas este vai ser apenas o primeiro passo dos muitos que as duas entidades querem dar, ao nível tecnológico. O administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, referiu que a plataforma que vai ser instalada tem possibilidade de adaptação a muitas outras áreas, como o sistema eléctrico, a frota automóvel ou a segurança.

O presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, compara este instrumento tecnológico com aqueles que existem para fazer o check up dos carros, que, de uma forma rápida, indicam que problemas o veículo tem, os quais podem, então, de imediato, ser resolvidos. O autarca está convicto que os dados que vai obter em tempo real permitirão aos serviços municipais ‘atacar’ os problemas de forma mais rápida, eficaz e até mais barata.

Lagoa é o primeiro concelho algarvio a querer, por esta via, tornar-se numa ‘cidade inteligente’ e a segunda do país, uma vez que o sistema que vai implementar apenas já existe no concelho de Oeiras.

Leia também: 

O que vai acontecer no concelho de Lagoa

Paulo Gonzo actua no concelho de Lagoa

Duas ofertas de trabalho para agrupamento de escolas algarvio

Subscreva a nossa Newsletter 

(Visited 779 times, 1 visits today)
pub

pub
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.