Projecto para o centro histórico de Portimão é apresentado

pub

Esta tarde vai ser apresentado o projecto da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico de Portimão. Trata-se de um instrumento visto como uma forma de tentar inverter o ciclo de desertificação do outrora vibrante centro comercial da cidade barlaventina.

A apresentação vai ser feita pouco depois das 16 horas, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), no primeiro painel da III Semana da Reabilitação Urbana, que decorre de hoje, Terça-feira, 18 de Abril, até Sexta-feira.

Ao longo destes dias vão passar por aquele espaço uma série de apresentações sobre alguns exemplos e ideias de reabilitação que têm vindo a ser levados a cabo em cidades do país.

A sessão de abertura está agendada para as 15 horas, com as intervenções de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão; Pedro Castelo Xavier, Vereador da Câmara Municipal de Portimão e de Luís Maria Gonçalves, Vogal do Conselho Directivo do IHRU- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

De seguida, vai falar-se de “Políticas e Programas no âmbito da Reabilitação Habitacional e Regeneração Urbana” e é feita a apresentação da ARU – Centro Histórico de Portimão, seguida da degustação de Doces Regionais e inauguração das exposições: “Desenhar Portimão”, Urban Sketchers Algarve e “Leve Portimão Consigo”, da autoria de alunos do 10º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

Amanhã, Quarta-feira, os trabalhos arrancam, novamente, pelas 15 horas, e vai-se falar de materiais de construção. Haverá intervenções a cargo de António Mesquita e José Domingos Costa, da CIMPOR e de Marco Santos e José Leandro, da NEUCE.

Na Quinta-feira, o turismo vai estar em destaque, em ligação com a reabilitação urbana. Desidério Silva, o presidente da Região de Turismo do Algarve, é um dos intervenientes, juntamente com Ana Velosa, da Universidade de Aveiro, e de um representante da Câmara de Sintra que vem apresentar o que tem sido feito naquele concelho, a este nível.

Na Sexta-feira, os participantes na sessão vão ficar a conhecer as intervenções de reabilitação urbana que foram levadas a cabo em Penafiel, Guimarães e Vila Real de Sto. António e ainda de um trabalho específico num hostel.

 Leia também:

A PSP está a recrutar

Oferta de emprego para junta de freguesia algarvia

(Visited 425 times, 1 visits today)
pub

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.