Cultura

Poesia algarvia em revista espanhola

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O poeta algarvio Manuel Neto dos Santos vai participar, esta Quinta-feira, 20 de Abril, em Granada, no lançamento do número 2 da revista espanhola “Juegos de Espejos”, composta por poemas de sua autoria, em edição trilingue (Portuguesa/Castelhano/Romeno).

Esta ligação de Manuel Neto dos Santos a Espanha começou há cerca de dois anos quando foi convidado pelo poeta João Miguel, coordenador em Huelva do curso de Cultura e Língua Portuguesa, para fazer uma apresentação. A poesia do algarvio conquistou um grupo de poetas locais que começaram a referir-se a si como “o poeta andaluz” e a convidá-lo para frequentes deslocações a Espanha.

Em determinada altura, recorda Manuel Neto dos Santos, “a poetisa Raquel Zarazaga convidou-me a ir Jerez de la Frontera, numa noite mágica, em que foram declamados poemas meus já traduzidos por ela e cantado fado… por espanhóis.” Entre os presentes encontrava-se o poeta e tradutor Pedro Sanchez Sanz “que me disse que já tinha poemas meus traduzidos e que se encarregaria de encontrar editor espanhol”. Esta promessa dará frutos em Janeiro de 2018 quando for publicado o livro bilingue “Terca Marea-Teimosa Maré”.

As visitas a Espanha têm-se sucedido e a tradução dos seus poemas por admiradores espanhóis também. Numa das deslocações, Manuel Neto dos Santos levou a música e as palavras de Ary dos Santos, bem como poemas de Al-Mutamid, no âmbito do projecto europeu “Ponte de Palavras”, no qual também se empenham poetas como Enrique Nogueras, Pedro Sanchez Sanz, Raquel Zarazaga, Isabel Calheiros, Manuel Moya, Rafael R. Costa, Cinta Leblic, Ana Deacracia e Maria Luisa Borrallo, entre outros.

O passo seguinte foi ser incluído nas revistas literárias Gaia Ciencia e Cal. Depois, apareceu, então, a oportunidade de poemas seus serem escolhidos para a revista Juego de Espejos, apresentada na Biblioteca de Sevilha, em 27 de Janeiro passado e, no dia seguinte, na Biblioteca Municipal de Silves, com as presenças do editor e do tradutor. A revista é, portanto, agora também apresentada em Granada.

Entre 27 de Abril e 5 de Maio, Manuel Neto dos Santos participará no Encontro Anglo-Luso de Poesia “Silves, Casa dos Poetas” e também a 5 de Maio no “Edita Festival Ibero-Americano de Poesia”, que se realiza em Tavira, onde fará a apresentação do seu livro “Passionário”, numa edição da Arandis Editora.

Leia também:

A PSP está a recrutar

Oferta de emprego para junta de freguesia algarvia

(Visited 272 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE