Entradas à borla nos espaços museológicos de Lagos

Visitas orientadas, dia aberto nos espaços museológicos, concerto, exposição e um documentário são as várias iniciativas, de entrada gratuita, que fazem parte de um programa que a Câmara de Lagos preparou para celebrar, no próximo dia 23 de Agosto, o  87º Aniversário do Museu Municipal e Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e da sua Abolição.

Ao longo do dia, a visita aos espaços museológicos da cidade – Museu, Forte Ponta da Bandeira, Mercado de Escravos e Armazém do Espingardeiro – será gratuita, havendo, ainda, visitas orientadas ao Museu e Mercado de Escravos.

Para além disso, residentes e visitantes têm, ainda, a oportunidade de assistir a um concerto e a um documentário.

No primeiro caso, previsto para as 21h30, na Igreja de Sto. António, e integrado no Ciclo de Música Antiga “Barroco em Talha Dourada”, será apresentado o concerto “Pajarillos Fugitivos”, com Jonathan Alvarado (guitarra barroca e canto).

Também pelas 21h30, mas no Centro Cultural de Lagos, será exibido, na data em que a UNESCO comemora o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e da sua Abolição, o documentário “Gurumbé, canciones de tu memória negra”. A descoberta de escravos africanos na lixeira moderna de Lagos é o ponto de partida deste documentário, com o qual se pretende chamar a atenção para a forte presença de populações africanas na Península Ibérica, especialmente durante os sécs. XV e XVIII. Após a exibição do documentário (70 minutos) haverá lugar a uma sucinta apresentação com o realizador do mesmo, Miguel Angel Rosales.

Ainda dentro destas comemorações, haverá lugar para conhecer uma peça que estará em destaque no Museu Municipal – o quadro “O Sonho”, da autoria do artista plástico Timo Dillner e, no final do mês, a 26 de Agosto, será inaugurada, no Forte Ponta da Bandeira, a exposição “Rolling”, do projecto Soulmade (Cristina Moreira e Nuno Borges), que ficará patente ao público até ao final do ano.

Leia também:

Fogo transforma em cinzas parte de um bar

Incêndio em bar na zona ribeirinha de Alvor

Treze feridos em dois acidentes

(Visited 183 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.