As propostas do PS para Portimão
A candidatura autárquica do Partido Socialista (PS) de Portimão quer criar um viaduto de ligação entre a Rua Infante D. Henrique e a Caldeira do Moinho, de forma a ligar o centro da cidade à zona onde foi, recentemente, instalada a Gare Rodoviária. Se ganhar as eleições, aquele partido dispõe-se a dar o primeiro passo nesse sentido, através da elaboração de um estudo de viabilidade desta proposta.
Outras das propostas apresentadas no seu programa eleitoral sobre acessibilidades e trânsito são o prolongamento da via V2, Av. Paul Harris (via de ligação do túnel das Cardosas à V6) até à Bemposta, a redefinição da rotunda da Av. Paul Harris e seus acessos, bem como a construção faseada da V5, que vai ligar a Cruz da Parteira ao Chão das Donas.
Destaque ainda, nesta vertente, para as promessas de aumento do número de lugares de estacionamento não tarifados e de criação de um projecto-piloto, em certas zonas da cidade, para aluguer de bicicletas eléctricas municipais partilhadas.
Um dos capítulos do programa da equipa liderada por Isilda Gomes com mais propostas é o do desenvolvimento económico.
O PS quer desenvolver a recém-criada incubadora de empresas Start-Up Portimão no sentido de constituir a base para a futura criação do Centro de Negócios de Portimão.
Outra das ideias é a criação de “uma unidade de missão pluridisciplinar, com vista à captação de investimento, que terá como primeira tarefa a criação do manual do investidor onde será possível encontrar toda a informação relativa a licenciamentos, programas estatais de incentivo e apoio ao investidor e que contenha a caracterização sócio-económica do Município.”
Se vencer as eleições, o PS também pretende criar um Programa de Apoio a Projectos de Interesse Municipal, que terá como missão criar “condições para atrair e captar investimento para Portimão, em particular o gerador de postos de trabalho.” Os promotores dos projectos seleccionados assinarão um contrato de investimento com o Município, no qual “ficarão estabelecidos os incentivos e as obrigações do investidor, assim como a tipologia e condições a aprovar de acordo com regulamento a criar para esta finalidade.”
A criação de um Observatório da Economia, Formação e Emprego, a instalação de parques logísticos e empresariais, o apoio à captação de lojas âncora para o centro da cidade e a isenção de taxas em manifestações artísticas de rua que, pela sua natureza, estimulem a atractividade das zonas comerciais são outras das propostas.
No documento, está também inscrita a promessa de criação de uma Via Verde no licenciamento para obras de reabilitação e projectos com impacto relevante na criação de emprego ou importância estratégica para a cidade.
Construção de creche pública e pista de atletismo
A nível social, dois dos principais destaques são a construção de uma creche pública (para crianças dos 0 aos 3 anos), alargando-se, assim, a rede de oferta pública educativa e a manutenção de um refeitório em funcionamento nos períodos de interrupção lectiva, “de forma a garantir a alimentação a todos os alunos com dificuldades económicas.”
Na vertente habitacional, pretende-se fomentar a requalificação do parque municipal e proceder à construção de habitação para jovens a custos controlados, para além de se continuar com o processo de realojamento de famílias, visando a erradicação de barracas.
No que diz respeito a equipamentos desportivos prevê-se a construção de uma pista de atletismo, uma pista para desportos radicais no Parque da Juventude, mais um campo de futebol de 11, de um Centro Náutico Desportivo e a elaboração de projecto para a construção de uma nova piscina municipal.
No que diz respeito a intervenções relacionadas com a cultura, há, entre outras, as propostas das requalificações do Auditório Municipal (sito no Jardim das Águas Livres) e do edifício da antiga Lota.
A ideia de entregar a manutenção de rotundas a privados deverá ter continuidade se o PS continuar à frente da autarquia, uma vez que, no seu programa eleitoral se prevê a “promoção de soluções de patrocínio e mecenato para apoio à manutenção, limpeza e segurança dos jardins e parques públicos”
Revitalização do Parque da Juventude, requalificação do Jardim do Largo Gil Eanes e do Jardim da Estação, transformação do antigo Viveiro Municipal numa nova área verde de lazer no centro da cidade e a criação de uma “brigada rápida de intervenção urbana” que detecte e resolva rapidamente deficiências na via pública são algumas outras propostas do PS.
A equipa do Partido Socialista
Lista para a Câmara:
1. Isilda Gomes
2. Castelão Rodrigues
3. Filipe Vital
4. Teresa Mendes
5. João Gambôa
6. Pedro Moreira
7. Evelina Madeira
8. Ricardo Sobral
9. Carlos Pacheco
10. Dalila da Silva
11. Rui Cristino de Oliveira
12. Cristian Briceag
13. Maria de Fátima Cano
14. Pedro Xavier
Lista para a Assembleia Municipal:
1. João Vieira
2. José Figueiredo Santos
3. Sheila Tomé
4. Carlos Café
5. José Pedro Cardoso
6. Mariana Santos
7. Fernando Imaginário
8. Joaquim Catarino
9. Alzira Calha
10. Júlio Ferreira
11. José Luís Barbudo
12. Ana Sofia Conceição
13. Carlos Osório
14. Paulo Coelho da Silva
15. Maria de Fátima dos Reis
16. Manuel Mariano
17. José Campos David
18. Joana Santana Nunes
19. Avelino Varela
20. Nuno Filipe Monteiro
21. Idalécia Carmo
22. Eduardo Catarino
23. Heliodoro Veiga
24. Liliana Briceag
25. Walter Teixeira Gomes
26. Pedro Branco
27. Alzira Almeida
28. Miguel Martinho
29. Luciano Rosa
30. Margarida Duarte
31. Pedro Viana
32. Rui Algarve
33. Sandra Pereira
34. João Gouveia
Lista para a Assembleia de Freguesia de Portimão:
1. Álvaro Bila
2. Ilídio Poucochinho
3. Maria da Luz
4. Filipe Santos
5. Pedro de Jesus
6. Sónia Oliveira
7. Susana Pires
8. Clemente Camarinha
9. José Lourenço
10. Suzel Grade
11. António Mimoso
12. António Vitorino
13. Filipa Florêncio
14. Amílcar de Sousa Bentes
15. Cláudio Ventura
16. Manuela Santos
17. Nuno Velasques
18. Rui Rosa
19. Liliana Briceag
20. Filipe Silva
21. João Martins
22. Cristina Bentes
23. João Lagartinho
24. Armindo Silva
25. Daniela Braz
26. Dionísio Filipe
27. Desidério Cabrita
28. Sandra Flosa
29. António Cândido Glória
Lista para a Assembleia de Freguesia de Alvor:
1. Ivo Carvalho
2. Mónica Fernandes
3. Francisco Correia
4. Maria da Glória Eduardo
5. Nelson Vieira
6. Ana Magina
7. Filipe Baptista
8. Anabela Nobre
9. Pedro Prazeres
10. Carla Palma
11. Maria Carcereiro
12. Fernando de Jesus
13. Tatiana Serra
14. Elisa Pestana
15. Carlos Prazeres
16. Andreia Sousa
17. Filipe Castelo
18. Amândio Sebastião
19. Diana Nicolau
20. Braulio Custódio
21. Patrícia Nabiça Coutinho
22. Tiago Santos
Lista para a Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande:
1. José Vitorino Nunes
2. Bruno Miguel Inácio
3. Idalécia Carmo
4. Humberto Martins
5. Filipe Pomba
6. Márcia Duarte
7. Jorge Manuel dos Santos
8. Paulo Vicente
9. Maria da Luz Penteado
10. Bruno Elias Marreiro
11. Manuel Penteado
12. José António Elias
13. Ana Sofia Jorge
14. Maria Célia Elias
Leia também:
As propostas do «Nós, Cidadãos!» para Portimão