As promessas de Isilda Gomes para o novo mandato

pub
pub

Uma das promessas para o novo mandato da reeleita presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, é aumentar o número de lugares de estacionamento não tarifados.

A autarca pretende negociar com as empresas concessionárias, no sentido de, dos actuais 716 lugares tarifados existentes, actualmente, no centro da cidade, apenas ficarem 152. A conseguir atingir esse objectivo, isso significa que os automobilistas passam a dispor de 564 lugares à borla.

Em entrevista dada, enquanto candidata, à Rádio Portimão e Algarve Marafado, poucos dias antes das eleições, referiu, ainda, que, para além disso, quer baixar o valor por hora dos lugares tarifados e que os parquímetros apenas sejam utilizados até às 18 ou 19 horas.

Trata-se de uma ideia que tem como objectivo ajudar a dinamizar a zona comercial histórica. No mesmo sentido, Isilda Gomes também se disponibiliza para assegurar animação para as ruas se os comerciantes quiserem manter as suas portas abertas até mais tarde, durante o Verão, de forma a atrairem mais potenciais compradores.

Resolver o problema do Convento de S. Francisco

Outra tarefa que tem pela frente é garantir que o problema do Convento de S. Francisco vai ser resolvido. Isilda Gomes diz que fez um ultimato à família proprietária do degradado monumento no sentido de encontrar uma solução ou, caso contrário, a autarquia avançaria para a expropriação. Para evitar tal cenário, os proprietários terão acordado um valor para a venda do Convento à Câmara, mas, entretanto, apareceu em cena um potencial comprador privado, e, referiu a autarca, “a informação que tenho é que as negociações estão no bom caminho.”

Outra das suas grandes promessas é investir fortemente nos espaços verdes e nas ruas e caminhos do concelho, que, ao longo destes últimos anos, se degradaram bastante.  Para detectar e resolver mais rapidamente os problemas, propõe-se criar uma “brigada rápida de intervenção urbana”.

O terreno situado entre o Mercado de Portimão e a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, prometeu, vai ser convertido num parque de lazer, após proceder ao realojamento da comunidade de etnia cigana que aí se encontra.

No local onde funciona o viveiro pretende construir um jardim, passando o viveiro para um espaço situado junto  da Quinta Pedagógica.

Viaduto sobre a linha de comboio

Um dos seus projectos mais ambiciosos é a construção de um viaduto sobre a linha de comboio ligandoe a Rua Infante D. Henrique à Caldeira do Moinho, de forma a tornar mais acessível chegar, a partir do centro da cidade, à zona onde foi, recentemente, instalada a Gare Rodoviária. Para já, a promessa passa por elaborar um estudo de viabilidade da proposta.

Ao nível das vias de comunicação outras das propostas apresentadas no seu programa eleitoral foram a de fazer o prolongamento da via V2,  Av. Paul Harris (via de ligação do túnel das Cardosas à V6) até à Bemposta, redefinir a rotunda da Av. Paul Harris e seus acessos, bem como proceder à construção faseada da V5, que vai ligar a Cruz da Parteira ao Chão das Donas.

Isilda Gomes também pretende concretizar uma ideia antiga, que vai permitir uma alteração de trânsito na baixa da cidade. Trata-se da aquisição, por parte da Câmara, de dois imóveis muito degradados situados em frente ao Jardim 1ª de Dezembro (na zona do Teatro Municipal), com o objectivo de os demolir.

Dessa forma, conseguirá criar uma via de ligação entre o Largo do Dique e a rua Júdice Biker. Por aí, deverá passar a circular o trânsito que vai sair da cidade pela ponte velha ou se dirige para a rua Infante D. Henrique. Isso permitirá que os automobilistas que vêm em sentido contrário, a entrar na cidade, possam utilizar a Júdice Biker (em frente à Casa Teixeira Gomes) e não tenham, necessariamente, de passar pela rua Direita.

Captação de investimento para o município

Ao nível do desenvolvimento económico, o grande foco é a captação de investimento para o concelho. Uma das medidas previstas, a esse nível, é a criação de uma equipa que tem como primeira missão elaborar o manual do investidor, que conterá toda a informação relativa a licenciamentos, programas estatais de incentivo e apoio ao investidor.

Igualmente promete avançar com um Programa de Apoio a Projectos de Interesse Municipal, que “terá como missão criar condições para atrair e captar investimento para Portimão, em particular o gerador de postos de trabalho”, refere no seu programa eleitoral. Os promotores dos projectos seleccionados assinarão um contrato de investimento com o Município, no qual “ficarão estabelecidos os incentivos e as obrigações do investidor, assim como a tipologia e condições a aprovar de acordo com regulamento a criar para esta finalidade.”

A criação de um Observatório da Economia, Formação e Emprego, a instalação de parques logísticos e empresariais, o apoio à captação de lojas âncora para o centro da cidade e a isenção de taxas em manifestações artísticas de rua que, pela sua natureza, estimulem a atractividade das zonas comerciais são outras das propostas.

No documento, está também inscrita a promessa de criação de uma Via Verde no licenciamento para obras de reabilitação e projectos com impacto relevante na criação de emprego ou importância estratégica para a cidade.

Construção de uma pista de atletismo

A nível social, um dos principais destaques é a construção de uma creche pública (para crianças dos 0 aos 3 anos). Na vertente habitacional, promete fomentar a requalificação do parque municipal e proceder à construção de habitação para jovens a custos controlados, para além de se continuar com o processo de realojamento de famílias, visando a erradicação de barracas.

No que diz respeito a equipamentos desportivos prevê a construção de uma pista de atletismo, uma pista para desportos radicais no Parque da Juventude, mais um campo de futebol de 11, um Centro Náutico Desportivo e a elaboração de projecto para a construção de uma nova piscina municipal.

A ideia de entregar a manutenção de rotundas a privados deverá ter continuidade, uma vez que, no seu programa eleitoral se prevê a “promoção de soluções de patrocínio e mecenato para apoio à manutenção, limpeza e segurança dos jardins e parques públicos”.

Leia também:

Resultados eleitorais algarvios em directo

Joaquina Matos tem maioria reforçada

Isilda Gomes vence com maioria absoluta

“Quero ter uma vitória esmagadora”

(Visited 1.819 times, 2 visits today)
pub

pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.