As promessas de Francisco Martins para o novo mandato

pub
pub

A criação de dois grandes parques urbanos no concelho, envolvendo um investimento de cerca de 15 milhões de euros, é uma das principais promessas eleitorais do reeleito presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins.

Um desses projectos, o da cidade de Lagoa, já foi apresentado. Vai desenvolver-se no espaço onde funciona a Fatacil e zonas adjacentes e inclui a criação de zonas de lazer e desporto, um parque de merendas e a melhoria de equipamentos e infra-estruturas já existentes.

O outro parque está previsto ser instalado no Parchal, no terreno situado nas traseiras do Centro de Congressos do Arade. Trata-se de um espaço que vai contar com uma série de equipamentos e infra-estruturas de lazer e desporto.

Requalificação da baixa de Ferragudo e da praia da Angrinha

Outra das promessas feitas é a requalificação da baixa de Ferragudo e da praia da Angrinha. No interior da vila, pretende-se aumentar as zonas verdes, manter um espelho de água permanente no canal e diminuir o espaço de estacionamento na rua Infante Santo (em frente ao Mercado e à praça Rainha D. Leonor). 

O projecto prevê, ainda, a instalação de três espaços de estacionamento na Angrinha e de um outro, numa zona do CDH/Fim do Mundo (ao lado da estrada que liga a Bela Vista a Ferragudo). Na praia da Angrinha deverá ser construído um passadiço, que passará por toda a extensão do areal e contornará o Forte de São João do Arade, permitindo aos banhistas transitar entre os dois areais, mesmo quando há maré cheia.

Entre Lagoa e Carvoeiro, a autarquia quer executar uma avenida, que “permita a deslocação pedonal, ciclável e automóvel em perfeita segurança e harmonia”, pode ler-se no programa eleitoral do PS.

A continuação do investimento nas redes de abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos e limpeza urbana também está prevista.

Criação do Museu de Lagoa

Ao nível da cultura, a principal promessa é a criação do Museu de Lagoa, cujo núcleo principal ficará instalado no antigo edifício da Câmara, e contará com pólos temáticos em várias freguesias do município.

O de Porches deverá ficar mais ligado à olaria, o de Carvoeiro ao mar, o de Ferragudo à pesca e o de Estômbar ao património.

Um dos temas eleitos como prioritários pela equipa vencedora das autárquicas é a educação, prevendo-se, entre outros, um investimento de 1,5 milhões de euros no refeitório da escola de Lagoa e na reformulação do complexo escolar da Mexilhoeira da Carregação, “que irá constituir-se como a primeira escola do futuro.”

Cidade Inteligente

Um projecto que já deu passos no mandato anterior e que, a muito curto prazo, vai começar a ser implementado é o da “Cidade Inteligente”. A sala de ‘controlo’ está instalada no edifício do secretariado da Fatacil e, a muito curto prazo, será possível que qualquer cidadão que detecte um problema no concelho o fotografe com o seu telemóvel e alerte a Câmara para ele, através de uma aplicação informática.

Automaticamente, essa informação irá ser transmitida ao serviço competente e o cidadão que deu origem ao processo pode seguir a sua evolução e será informado quando o problema for resolvido.

Este sistema vai permitir, também, permitir monitorizar, em tempo real, o que se passa nos sistemas de recolha de lixo e de abastecimento de água. A médio prazo os contadores da água serão substituídos por outros que farão a leitura automática e darão alertas caso, por exemplo, em determinado período, se verifique um consumo anormal de água, o que pode indiciar uma ruptura ou outro problema qualquer que convém ‘atacar’.

Leia também:

Resultados eleitorais algarvios em directo

Joaquina Matos tem maioria reforçada

Isilda Gomes vence com maioria absoluta

“Quero ter uma vitória esmagadora”

(Visited 988 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

pub

pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.