As promessas de Carlos Silva e Sousa para o próximo mandato

pub

Uma das prioridade assumidas pelo reeleito presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, através do programa eleitoral que apresentou na campanha,  é investir fortemente no apoio social, em especial, através da construção dos Centros Sociais do Cerro do Malpique, Olhos de Água e Fontaínhas.

A equipa social-democrata pretende, também, criar um Núcleo de Residências Assistidas, em terreno situado do junto ao Mercado Municipal e aumentar a capacidade de Albufeira, nos cuidados continuados.

Igualmente destacada é a intenção de desenvolver uma política de habitação a custos controlados priorizando a utilização por jovens casais, em terrenos já identificados. A habitação social existente deverá ser alvo de intervenções de reabilitação, serão construídos novos fogos e vai-se avançar com a criação do programa “Habitação Jovem”.

Na vertente da Cultura, uma das principais promessas é avançar com o processo de construção de um novo Auditório Municipal, devendo ser, ainda, avaliada a possibilidade de criação de uma Escola Superior de Música e Artes. O Museu Municipal de Arqueologia será reabilitado e o edifício do antigo tribunal será convertido na Casa das Artes e dos Ofícios. Destaque, ainda, para a proposta de requalificação do espaço conhecido como Quintal da Câmara – local da antiga Igreja Matriz de Albufeira, derrubada no Terramoto de 1755 – “tornando-o num espaço interpretativo da história de Albufeira.”

Ao longo do mandato que vai iniciar-se, deverá ser construída a sede do Rancho Folclórico de Olhos de Água, ao mesmo tempo que se procurará encontrar “uma sede condigna para a Associação do Rancho Folclórico Infantil de Albufeira.”

Reactivar o projecto do Museu do Barrocal

O executivo municipal tem, igualmente, nos seus planos reactivar o projecto do Museu do Barrocal, reestruturar a Casa do Acordeão em Paderne e implementar um programa integrado de visitas guiadas àquela aldeia, que englobe, além da Casa do Acordeão, a Biblioteca – Museu do Jornal “A Avezinha”, a Banda de Paderne e a Igreja Matriz. Ainda em Paderne, vão ser levadas a cabo intervenções de requalificação e valorização do Castelo e espaços adjacentes, de forma a criar e dinamizar o Centro de Interpretação do Castelo de Paderne.

No que diz respeito a infra-estratuturas desportivas, há as promessas de construção de um edifício na zona nascente do Estádio Municipal para apoio a actividades administrativas e desportivas; um Campo de Futebol Sintético, em Paderne e um Pavilhão Desportivo nas Ferreiras.

No documento apresentado aos eleitores há, também, as propostas de requalificação do Pavilhão Francisco Neves; da Pista de Atletismo Municipal; do Polidesportivo de Olhos de Água; do Estádio João Campos, em Paderne; do Polidesportivo da Guia e do Estádio Arsénio Catuna; a colocação de balneários e bancada de apoio aos Campos de Futebol Sintético de Albufeira, melhorando as condições de estadia e as acessibilidades ao Estádio Municipal e a substituição do piso de alguns pavilhões municipais e escolares.

Construção de novo Quartel dos Bombeiros

No que diz respeito à segurança e protecção civil, os destaques vão para a construção de um novo Quartel dos Bombeiros e para a requalificação do actual. A autarquia deverá comparticipar na construção do novo Quartel da GNR de Olhos de Água e irá exigir do poder central “o reforço do contingente policial, alargando essa presença a outras freguesias e aumentando o período em que a mesma se torna efectiva.” É, ainda, intenção do executivo municipal preparar o processo de implementação do Sistema de Videovigilância para a Av. Sá Carneiro e Baixa de Albufeira, cujo estudo está já concluído.

Uma parte substancial do orçamento será destinada a intervenções em ruas, caminhos e estradas. Algumas das primeiras a avançar serão as que dizem respeito às seguintes artérias: Rua António Aleixo, Rua do MFA, Avenida Sá Carneiro, Zona do Montechoro, Rua de Santa Eulália, Estrada de Vale de Pedras, Rotunda da Estação de Camionagem, Rua Paul Harris com ligação ao Centro de Saúde e espaço envolvente e as vias de comunicação no Vale de Santa Maria.

Da longa lista, constam, também, a requalificação da Estrada do Correguinho que liga as Açoteias à EN 526; da  Estrada Albufeira-Ponte Barão; da estrada que vai da Rotunda dos Golfinhos até às Sesmarias, incluindo a rotunda ali instalada; da estrada Guia-Vale Parra; da estrada Branqueira – Albufeira e da entrada principal das Ferreiras.

Construção do Passeio Marítimo

A construção do Passeio Marítimo que ligue o Centro da Cidade à Marina deverá avançar nos próximos anos, tal como a construção da ligação Montechoro – Balaia e o projecto de requalificação da Rua do Norte, em Ferreiras, ligando-a à Rua do Sol, que permitirá criar uma alternativa à Av. 12 de Julho para quem vem de Paderne.

Ao nível da requalificação urbana, algumas dos espaços prioritários são os do Montechoro, Quinta da Palmeira, zona da Associação de Moradores 17 de Junho, nas Ferreiras. Vai ser implementado o projecto “Paderne Acessível”, que visa a intervenção nos principais arruamentos e edifícios públicos, através da eliminação de barreiras arquitectónicas (desvio de postes de iluminação e sinalética), rebaixamento de passeios, criação de passadeiras, marcação de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e rampeamentos e nesta mesma aldeia surgirá um projecto piloto que tem como objectivo pintar e melhorar as fachadas do casario existente.

Construção do Crematório

No sector de águas e saneamento, há 12 propostas concretas, de que destacamos a execução do saneamento nas zonas de: Alcaria, Ribeira de Alte, Carrasqueiro, Matos de Cima e Matos de Baixo e a requalificação da ETAR de Paderne.

No capítulo dedicado à formação e promoção empresarial, uma das medidas prometidas é a criação, em parceria com o IEFP, de um Centro de Formação que servirá centenas de utentes de toda a região, num terreno já identificado e em vias de ser adquirido.

Vai ser estudada a possibilidade de implementarmos na freguesia de Ferreiras, uma Zona de Acolhimento Empresarial, em terreno já identificado; a Praça de Touros será reconvertida num Espaço Multiusos. A criação de um Centro de Acolhimento Empresarial e a identificação de um terreno que possa acolher micro e pequenas empresas são outras das ideias que se prevê concretizar.

O processo de construção do Crematório deverá avançar ao longo do mandato. Será criado um mono Parque de Feiras e Mercados e construído o Cemitério de Ferreiras.

Leia também:

Resultados eleitorais algarvios em directo

Joaquina Matos tem maioria reforçada

Isilda Gomes vence com maioria absoluta

“Quero ter uma vitória esmagadora”

(Visited 179 times, 1 visits today)
pub

pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.