Cultura

Dia Nacional dos Centros Históricos celebrado em Silves

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No próxima Quarta-feira, dia 28, quem visitar os monumentos da cidade de Silves, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, poderá fazê-lo tendo por companhia guias muito especiais.

No Castelo de Silves o anfitrião será o ‘Rei D. Sancho I’;  na Igreja da Misericórdia será a ‘Rainha D. Leonor’ e na Sé Catedral, os visitantes serão guiados pelo ‘Bispo D. Jerónimo Osório’, enquanto que ‘Diogo de Silves’, Descobridor dos Açores, fará as honras da casa no Museu Municipal de Arqueologia.

Esta é uma das vertentes do programa comemorativo do Dia Nacional dos Centros Históricos, que a Câmara de Silves desenvolve ao longo do dia. A participação é gratuita.

Uma outra é a iniciativa “Pincelando a velha cidade”. Os turistas serão surpreendidos no Largo da Sé, onde estarão dispostos cavaletes e material de pintura, num convite à reprodução da sua visão do centro histórico. À medida que “as obras de arte” vão sendo concluídas, as mesmas serão expostas numa “corda da roupa”.

As iniciativas da manhã terminarão com um recital de guitarra clássica com Juan Camacho León, pelas 11h00. Procurando seguir um reportório eclético o músico utilizará o inspirador cenário da escadaria da Sé para ali fazer entoar melodias que remeterão os visitantes da cidade para um imaginário de outros tempos.

Durante o período da tarde, e a partir das 17h00, será feita a musealização do pavimento associado à Porta da Almedina. Esta musealização resulta da realização de trabalhos arqueológicos no âmbito do projeto de requalificação do Centro Histórico, que permitiu colocar a descoberto pavimento produzido em lajes de grés de Silves que remontará ao final do século XIII – início do século XIV. O pavimento antigo foi desmontado e será musealizado por forma a integrar o pavimento moderno que acederá à Porta da Almedina prevendo-se a colocação de placa sinalética descritiva do que será mais um testemunho da cidade medieval.

As comemorações terminarão com a realização do colóquio “Requalificação do Centro Histórico de Silves – Projecto, Perspectivas e Resultados Arqueológicos”, pelas 18h00, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves. Especialmente dirigido à população, o colóquio pretende dar a conhecer os objectivos da implementação do projecto na vertente sócio-económica, apresentar as áreas e características da intervenção bem como os resultados dos trabalhos arqueológicos.

O telefone 282 444 854 ou do endereço de correio eletrónico patrimoniocultural@cm-silves.pt são os contactos disponíveis do sector de Património Histórico da CMS para o fornecimento de informações adicionais sobre as comemorações.

Leia também:

Ofertas de emprego para autarquia algarvia

Câmara de Portimão chumba proposta sobre a EN 125 e a Via do Infante

Duas ofertas de emprego para autarquia algarvia

(Visited 140 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE