Monumento de homenagem ao Rancho Folclórico do Calvário inaugurado
A noite deste sábado, 11 de agosto, fica para sempre na história do Rancho Folclórico do Calvário. Aproveitando a realização, por parte desta instituição do concelho de Lagoa, do seu festival de folclore foi inaugurado um conjunto escultórico em sua honra.
O monumento fica instalado na rotunda situada junto ao Parque Urbano, que foi recentemente remodelado. É composto por três estátuas de casais a dançar, representando outras tantas gerações do Rancho Folclórico do Calvário.
Trata-se, justificou, na altura, o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, de “uma pequena mas justa homenagem” a uma coletividade que muito “representa para o concelho, a região e o país”, por ser um autêntico “embaixador da nossa cultura”.
Também Henrique Alberto, o histórico líder do rancho, considera que é uma boa forma de homenagear o “historial muito bonito” que o grupo tem vindo a construir ao longo dos últimos 55 anos.
Depois de inaugurado o monumento, da autoria da escultora Teresa Sofia Paulino, deu-se então início ao XXXIX Festival de Nacional de Folclore “Calvário em festa”, que contou com as participações do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Minho, Grupo Regional Moreira da Maia e o anfitrião, o Rancho Folclórico do Calvário.
Leia também:
12 ofertas de emprego para Câmara algarvia
Oferta de emprego para autarquia algarvia