As esculturas que homenageiam o Rancho Folclórico do Calvário
Desde o passado sábado, 11 de agosto, que o Rancho Folclórico do Calvário conta com um monumento em sua homenagem instalado na rotunda situada junto ao Parque Urbano do Calvário.
Trata-se de um conjunto escultórico de três peças da autoria da escultora Teresa Sofia Paulino.
Em declarações ao «Algarve Marafado», a artista diz que se tratou de um trabalho complicado, que envolveu um trabalho de pesquisa, sobretudo, de visionamento de vídeos do grupo, de forma “a captar a maneira como dança” e pormenores de movimentos para os deixar imortalizados nas esculturas.
Desafiada pela Câmara de Lagoa, sugeriu que o monumento fosse composto por três casais a dançar, uma vez que, para retratar um grupo, “apenas um par de dançarinos seria pouco”. Os três pares representam casais de faixas etárias muito diferentes, o que é uma forma de homenagear pessoas de todas as idades que passaram pelo rancho, desde os mais novos aos mais idosos.
Uma vez decidida essa vertente, houve, então, que ‘atirar-se’ ao trabalho, que envolveu a construção das maquetes, a sua construção em tamanho real e a pintura.
Começou em janeiro passado e, devido a um atraso na fábrica de fundição, só praticamente no dia de inauguração é que as figuras ficaram em condições de ser colocadas no espaço que lhes estava reservado.
Teresa Sofia Paulino mostra-se “muito satisfeita” com o trabalho final, uma vez que expressa fielmente aquilo que tinha imaginado como forma de homenagear um rancho que é uma autêntica instituição algarvia e que já leva mais de meio século de existência.
Leia também:
Monumento de homenagem ao Rancho Folclórico do Calvário inaugurado
Os próximos grandes concertos que vão ter lugar no Algarve
PSP de radar em punho (agosto)