Poeta João de Deus recordado
A Casa-Museu João de Deus assinala o seu 21º aniversário com três dias de atividades especiais. De 25 a 27 de outubro este equipamento da Câmara Municipal de Silves (CMS), localizado na vila de S. Bartolomeu de Messines, será uma “Casa-Aberta | Open-House”.
A programação especialmente preparada para esta ocasião destina-se não só ao público messinense, mas a todos os que desejem conhecer melhor aquele espaço criado e pensado para dar a conhecer a figura do poeta e pedagogo João de Deus, nascido na localidade.
Diversas atividades culturais servirão para abrir ao público a casa onde João de Deus viveu e os seus espaços à comunidade, através de propostas que incluem mostras de arte e da cultura local.
O programa comemorativo tem início no dia 25 de outubro, dia em que Casa – Museu João de Deus abrirá as suas portas à noite para a visita especial Casa-Museu à Noite | Museum-House at night. Nesta ação, todos os participantes terão a possibilidade de visitar o espaço através de uma visita orientada em português e inglês, sendo surpreendidos com diversos apontamentos musicais de acordeão e guitarra portuguesa pelos músicos Luís Gama e Ricardo Martins.
O programa contará ainda, nos dias 25 e 26 respetivamente, com uma oficina criativa, intitulada “Uma casa de papel” e uma visita sensorial, a que se deu o nome de “A Casa dos Sentidos” e que será uma visita júnior (por isso, particularmente vocacionado para crianças e jovens) em formato peddy paper.
No dia 27 de outubro, pelas 14h30 decorrerá o workshop “O diário gráfico de um pequeno artista”, dinamizado por Elsa Dias, destinado a jovens que gostem ou pretendam aprender a desenhar. Este workshop requer inscrição prévia.
Ao fim da tarde desse mesmo dia, pelas 17h30, será inaugurada uma exposição coletiva de expressões artísticas intitulada “ART 21”, que apresentará no espaço polivalente deste equipamento uma fusão de trabalhos artísticos desde o ancestral artesanato local, à literatura, à ilustração, ao desenho e à media arte., expressão artística do séc. XXI. Esta mostra, que estará patente ao público até dia 30 de novembro, reunirá cerca de duas dezenas trabalhos de artistas locais, entre os quais se apresentam nomes que passaram por este espaço ao longo dos seus 21 anos de existência e ainda uma geração de novos nomes, estabelecendo-se uma ponte entre a história deste equipamento cultural e a sua projeção no futuro. Assim, será possível ver os projetos: Media Art ‘escultura Audiovisual, por Rodrigo Gomes e «Ruas», de João Miguel Pereira e Pedro Oliveira Tavares.
Durante todo o mês de outubro a Casa-Museu João de Deus disponibilizará, ainda, duas visitas temáticas às coleções em reserva: “Uma curiosa coleção de isqueiros” de Arnaldo Xavier Martins e “Imagens de outros tempos “, que permite conhecer o espólio fotográfico de Augusto Pires Martins
Leia também:
Grupo hoteleiro está a contratar
Câmaras contratam empresas para irem cobrar milhões ao fisco
O que vai acontecer em Portimão