Política

PSD propõe criação de Parque Canino e medidas para melhorar a segurança e mobilidade

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A bancada do PSD vai apresentar, na sessão desta segunda-feira da Assembleia de Freguesia de Portimão, as propostas de criação de um “Parque Canino” e de elaboração de uma nova política de mobilidade com a implementação de “Zonas 30” no interior das urbanizações, bairros residenciais e zonas turísticas.

Os sociais-democratas vai, ainda, propor que seja efetuada uma campanha de sensibilização contra o problema do estacionamento indevido que se verifica nalgumas zonas da cidade.

Vitor Couto, autarca e secretário-geral do PSD Portimão, refere que “uma correta política de mobilidade deve ter como objetivo o equilíbrio entre a acessibilidade e a mobilidade tendo em conta a proteção quer do ambiente urbano quer dos utilizadores mais vulneráveis, colocando sempre as pessoas como elemento central do desenho urbano”.

Nesse sentido, a bancada de que faz parte pretende que, “à medida que os arruamentos das urbanizações ou bairros residenciais e das zonas turísticas da freguesia de Portimão sejam alvo de intervenções, seja gradualmente implementado nesses locais as denominadas zonas 30”, de forma a que os veículos automóveis não circulem a mais de 30 kms/horas, o que aumenta a segurança dos peões.

O PSD também quer que se implementem medidas como a redução da largura das vias de circulação automóvel e o nivelamento dos espaços de circulação pedonal com os de atravessamento pedonal, “garantindo assim simultaneamente espaço para a instalação de novas ciclovias e para a criação de novos lugares de parqueamento nas urbanizações mais carentes deste tipo de espaços”.

Desta forma, se poderá alterar “o paradigma da mobilidade reinante no município e abrir as portas a um modelo ajustado ao século XXI e que deve assentar na promoção da segurança, atratividade e funcionalidade do espaço urbano, para quem nele vive, trabalha ou visita”.

Em relação aos canídeos, o PSD Portimão recomenda a criação de um parque canino, onde aqueles animais possam interagir em liberdade com os seus donos, de forma natural e num ambiente seguro para todos.

A este propósito refere Ricardo Viana, autarca naquela freguesia, que “faz falta na cidade um espaço onde os Portimonenses possam levar a passear os canídeos, e lhes permita explorar, correr ou brincar, mantendo hábitos de exercício que tornam a vida de qualquer cão bastante mais saudável, tendo em conta que muitos dos animais citadinos vivem em apartamentos fechados durante quase todo o dia” concluindo que “estes parques poderão ajudar à sã convivência entre todos os que frequentam os espaços públicos, bem como a segurança dos animais e das pessoas”.

Por fim, o PSD Portimão propõe ainda que seja levada a cabo uma campanha de sensibilização dos condutores contra o estacionamento indevido, principalmente visando os comportamentos que possam obstaculizar a circulação de viaturas de emergência, quer sejam policiais, dos bombeiros, de emergência médica ou outras de socorro, e dessa forma possam prejudicar o apoio e socorro às populações.

 

 

Leia também:

Câmara de Portimão quer investir 10 milhões de euros em vias de comunicação

Este, sim, vai ser um mandato com condições para se fazer obra

Nesta freguesia, as famílias ganham 2.500 euros por cada nascimento

(Visited 235 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE