Alcoutim recebe mais umas Jornadas do Contrabando

pub
pub
pub
pub

No próximo dia 14 de fevereiro, pelas 10h000, arrancam as quartas Jornadas do Contrabando, em Alcoutim.

O contrabando foi a “arte” de comercializar às escondidas da lei e entendido pelas populações como um mundo de oportunidades, que dava resposta às necessidades e dificuldades das gentes da raia.

Com a abertura da fronteira, este contrabando “tradicional” deixou de fazer sentido, fechando-se um ciclo.

O objetivo essencial deste certame, organizado pelos municípios de Alcoutim e de Sanlúcar de Guadiana, é de dar a conhecer e estudar um vasto espólio imaterial ligado a este fenómeno.

Entre as ideias que irão ser debatidas estarão o reconhecimento e a valorização de uma identidade local própria com ligação à fronteira, entender as necessidades locais e o contributo do contrabando para a sobrevivência das populações, a importância de uma rede de contatos e relações familiares na ligação entre margens e a valorização das memórias e do património do contrabando na perspetiva da promoção turística do território.

As jornadas este ano irão realizar–se um mês e meio antes do Festival do Contrabando e servirão de lançamento do programa do evento.

No dia 14 às 21h30, será apresentado o espetáculo de Lançamento do Festival do Contrabando “Evaristo, Um Clássico nunca Visto”, pela Companhia Profissional de Teatro de Improviso Instantâneos, 21h30, no Espaço Guadiana, na vila de Alcoutim.

Leia também:

Câmara de Lagoa investe 90 mil euros na compra de três novas viaturas para a GNR

Oito ofertas de emprego para Câmara algarvia

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 111 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub
pub