“Ir à praia vai continuar a fazer bem à saúde”
Está oficialmente aberta a época balnear. O ‘pontapé de saída’ foi dado, esta manhã, pelo 1º ministro, na Praia da Rocha.
No decorrer da sessão, António Costa considerou estarem reunidas as condições para que seja possível “ir à praia em segurança”, desde que os banhistas cumpram as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde.
Para além disso, convém que antes de sair confiram, através da aplicação Infopraia ou do site da Agência Portuguesa do Ambiente, a ocupação das praias, de forma a evitar as que têm mais gente.
Se todos cumprirem estas regras básicas, então, garantiu o 1º ministro, este ano, “tal como os meu pais me ensinaram, ir à praia vai continuar a fazer bem à saúde”.
Também presente na sessão, o ministro do Ambiente, João Paulo Matos Fernandes, assumiu que o desafio de criar as regras para que seja possível ir a banhos em segurança, “era grande”, mas acabou por se encontrar as soluções e agora é só necessário que haja cuidado e bom senso.
A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, assume que teve “algumas dúvidas” sobre se seria possível colocar essas regras em prática. No entanto, também ela assume que isso foi conseguido, pelo que agora é possível aos cidadãos terem momentos de lazer de que muito necessitavam, depois de tão grande período de confinamento.
Abre-se, assim, referiu a autarca, “uma nova etapa, uma nova porta para o nosso futuro, sobretudo para as nossas empresas que estão a passar por uma fase muito má”.
LEIA TAMBÉM:
Covid-19: Mais uma morte e cinco casos no Algarve