AutarquiasRegional

Lagos avança com a recuperação do cordão dunar da Meia Praia

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Lagos celebrou um contrato de aquisição de serviços para a “Elaboração do Projeto de Reabilitação e Recuperação do Cordão Dunar da Meia Praia”.

Através desta intervenção, a autarquia pretende prevenir e gerir os riscos costeiros associados à instabilidade dunar daquele território.

A Câmara adianta, em comunicado, que “a decisão de avançar com esta solução decorre da constatação do estado de degradação do importante cordão dunar de 5 km de extensão, compreendido entre o sapal da Ria de Alvor e a Ribeira de Bensafrim, situação provocada não só pelo efeito das condições meteorológicas e naturais, mas também pela ação humana”.

A iniciativa acontece no âmbito de um contrato interadministrativo celebrado entre o município e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro da defesa ativa do litoral.

Por via deste contrato, a Câmara de Lagos teve legitimidade para apresentar e submeter uma candidatura ao Programa Operacional “Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – Ações de Proteção do Litoral” já aprovada.

À responsabilidade do município fica não apenas a elaboração do projeto, como a posterior execução da empreitada. As várias componentes representam um investimento previsto de 1, 4 milhões de euros, o qual será cofinanciado pelo Fundo de Coesão em cerca de 1 milhão de euros.

LEIA TAMBÉM:

Homem detido por violência doméstica

Covid-19: Ponto de situação no Algarve (10 de julho)

Operações de fiscalização com radar

(Visited 68 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE