RegionalSociedade

Antiga Junta de Freguesia de Alvor vai ser recuperada

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A Câmara de Portimão lançou um concurso que visa a reabilitação e restauro do antigo edifício da Junta de Freguesia de Alvor, situado na Rua Marquês de Pombal, bem no centro da vila.

Para que isso seja possível vai ser realizado um investimento de 664 mil euros, sendo parte da verba (cerca de 100 mil) financiada por fundos comunitários.

Contudo, tendo em conta que o processo concursal foi iniciado em abril, que vão decorrer vários meses até que seja conhecida a proposta vencedora e que, a partir da data da adjudicação, a empresa responsável pela obra terá 180 dias para a concluir, não será ainda este ano que o edifício ganhará nova vida.

A intervenção vai implicar a recuperação de todo o interior – incluindo o da zona da biblioteca – e respetivas infraestruturas. Este é um trabalho delicado, uma vez que a autarquia pretende manter as decorações existentes em algumas das paredes (que vão ser reforçadas) e do teto do imóvel.

A presidente da Câmara, Isilda Gomes, diz que uma vez concluída a obra, o imóvel “será convertido num espaço multifunções dedicado à área cultural”. Aí passarão, portanto, a ser realizadas exposições, apresentação de livros e outros eventos.

Esta empreitada vem dar seguimento a uma outra que se desenvolveu há já algum tempo, de substituição do telhado, que se encontrava em avançado estado de degradação e que já não protegia o interior da chuva.

Também o espaço exterior situado nas traseiras do imóvel, o Páteo do Palácio Abreu, já foi devidamente requalificado, tendo o resultado da intervenção sido apresentado no ano passado, integrado no programa comemorativo do Dia de Portugal.

(Artigo originalmente publicado no Portimão Jornal, que pode ler na sua versão em papel ou online, aqui)

LEIA TAMBÉM:

As ‘guerras’ antigas do comércio portimonense

Cinco ofertas de emprego público

Veja onde vai estar a PSP com o radar

(Visited 233 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE