Cultura

Museu de Portimão recebe menção honrosa “Criatividade e Inovação”

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Para evocar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, as janelas do Museu de Portimão vão hastear (à noite) a bandeira nacional a 9 e 10 de junho.

Neste último dia será entregue a este equipamento cultural da Câmara Municipal de Portimão a menção honrosa “Criatividade e Inovação”, outorgada pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia. 

A cerimónia pública está marcada para as 11h00 e decorrerá no auditório Júlio Bernardo do Museu de Portimão, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, do presidente da direção da APOM, João Neto e de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

A distinção nacional, no âmbito da 25ª edição dos Prémios APOM, a que concorreram 208 candidaturas em 31 categorias, foi concedida ao Museu de Portimão pela recriação histórica feita no dia 6 de agosto de 2019, que marcou a antestreia do Festival da Sardinha desse ano, ao recordar os tempos de chegada da faina da sardinha à zona ribeirinha e cais da cidade. 

A APOM, criada em 1965, tem por objetivo agrupar os profissionais de museologia e instituições equiparadas a museus, segundo os critérios estabelecidos pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), bem como promover o conhecimento desta especialização profissional e dos domínios científicos e técnicos que a enformam. 

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão já recebeu cerca de 800 mil visitantes, provenientes de todos os continentes, e foi contemplado com diversas distinções de prestigio, o que faz deste equipamento municipal um dos mais premiados no país. 

Em pouco mais de 13 anos, este espaço cultural já recebeu os prémios “Museu Conselho da Europa 2010”, “Dasa – Mundo do Trabalho 2011” e “Turismo de Portugal” em 2009, além de uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela APOM, a qual voltou a distinguir o Museu de Portimão em 2015, com o “Prémio Inovação e Criatividade“.  

Por fim, a curta-metragem de animação “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, desenvolvida na sua oficina educativa, também teve destaque com o troféu “Arara de Prata” atribuído em 2011 pelo júri do Tourfilm Brazil. 

LEIA TAMBÉM:

Homem detido e mais de uma tonelada de droga apreendida

A vida fez-se para pedalar

Mulher detida por violência doméstica

(Visited 70 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE