Richard Marques é promovido a Comandante Operacional Distrital

pub

Richard Marques tomou ontem posse do cargo de Comandante Operacional Distrital de Faro da Proteção Civil.

O homem que, ao longo dos últimos 7 anos, liderou os Bombeiros Voluntários de Portimão diz que já estava, de alguma forma, programada esta nomeação, a qual deveria acontecer em outubro, mas que por determinação nacional foi antecipada, no âmbito da implementação da nova Lei Orgânica de Proteção Civil.

O até agora comandante dos Bombeiros de Portimão vai fazer parte de numa equipa composta por Vítor Vaz Pinto (Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil) e Abel Gomes (2º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil), com a qual “tenho vindo a colaborar, enquanto comandante dos Bombeiros Voluntários de Portimão”, o que significa que conhece bem os ‘cantos à casa’, a estrutura que está criada e os meios que existem.

Richard Marques mostra-se muito satisfeito com o trabalho realizado nos últimos anos na cidade barlaventina, sobretudo pelo facto de ter sido criada uma “excelente equipa que está bem preparada para dar continuidade ao que foi feito, pelo que nem sequer se vai notar a minha saída”.

Ainda assim, e apesar de já ter tomado posse do cargo distrital, nos próximos meses ainda vai passar muito do seu tempo em Portimão, para continuar a apoiar a equipa local e a contribuir para que seja feita “uma transição suave”, numa altura em que a pandemia volta a ‘atacar’ em força e se está à beira da época ‘alta’ dos incêndios florestais.

Para além de comandante da corporação, Richard Marques exercia também o cargo de coordenador da Proteção Civil Municipal de Portimão, uma função que passará a ser exercida por Luís Mestre, adjunto da corporação. Quanto ao seu sucessor enquanto comandante, a decisão final caberá à direção dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Richard Marques, de 42 anos de idade, desde muito cedo que está ligado ao mundo dos ‘soldados da paz’. Começou a ganhar o ‘bichinho’ logo aos 9 anos, na Fanfarra dos Bombeiros de Faro e foi subindo todos os escalões até chegar a comandante.

É licenciado em Gestão do Ambiente e do seu currículo constam também diversos cursos de especialização na área da gestão da emergência, destacando-se o curso de especialização/pós graduação em gestão da emergência pela Escola Nacional de Bombeiros. É, também, Perito do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

Antes de liderar a corporação de Portimão foi adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Faro – Cruz Lusa (2007 a 2009 ) e, posteriormente, comandante da mesma corporação (2009 a 2014).

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Portimão adia arranque de obras de quase um milhão de euros

A história da associação que inventou a Rota do Petisco

O Algarve em 1 minuto: Praia da Marinha

(Visited 1.282 times, 1 visits today)
pub

pub

pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev