Livro sobre a evolução urbana de Loulé é apresentado

No próximo sábado, 27 de novembro, pelas 17h00, o Palácio Gama Lobo, em Loulé, irá receber uma sessão de apresentação do livro “A evolução urbana de Loulé: do período medieval ao fim da época moderna”, da autoria do investigador louletano Jorge Filipe Palma.

Esta edição, dada à estampa pelas Edições Colibri, com o apoio do Município de Loulé, será apresentada por José Eduardo Horta Correia.

A obra foca-se na história urbana de Loulé ao longo de mais de sete séculos e resulta, no essencial, da dissertação de mestrado em História do Algarve do autor.

Contribui para a clarificação da imagem do espaço público louletano e evidencia as metamorfoses por ele sofridas, desde a sua fundação até ao final do período moderno, incidindo na génese da urbe, na sua evolução enquanto cidade islâmica, nas transformações sofridas após a reconquista, na expansão e consolidação durante a época medieval cristã e no crescimento na modernidade.

Jorge Filipe Palma é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve (2001) e mestre em História do Algarve pela mesma instituição (2016). Cedo despertou interesse pela investigação da história local, nomeadamente sobre a sua terra natal, tendo desenvolvido pesquisas em vários arquivos regionais e nacionais.

É autor de diversas publicações, com destaque para os livros “Dicionário Toponímico – Cidade de Loulé” (2009), “A casa do capitão-mor de Alcoutim – Subsídios para a sua história” (2012) e “A consagração nacional de Duarte Pacheco – A construção do monumento de Loulé” (2013). Integrou a Comissão dos 450 Anos da Mãe Soberana (2003) e é membro da Comissão Municipal de Toponímia de Loulé desde 2007.

LEIA TAMBÉM:

A demolição e consequente reconstrução das Torres da Torraltinha

O que vai mudar na circulação de trânsito na baixa de Portimão

Duas ofertas de emprego para agrupamento de escolas

(Visited 25 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub