Cultura

Cuidados paliativos em debate em Quarteira

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Na próxima sexta-feira, 26 de novembro, pela 21h00, a rubrica do polo de Quarteira da Biblioteca Municipal “Vamos tirar dúvidas…” traz o tema dos cuidados paliativos, uma área que está, cada vez mais, no centro das atenções dos sistemas de saúde.

A sessão contará com a presença da médica Ana Karina Abreu e dos enfermeiros Andreína Tavares e Vítor Martins.

O objetivo desta tertúlia é, pois, dar a conhecer os cuidados paliativos, nos seus princípios e na sua essência filosófica, esclarecendo também dúvidas existentes, naquilo que se pretende ser um diálogo aberto a todos.

Nos últimos anos, com o aumento da esperança média de vida e com a evolução da Medicina, temos assistido a um aumento significativo de doenças graves em fase avançada e/ou incuráveis e que se associam frequentemente a um conjunto de sintomas complexos que diminuem a qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores/familiares.  

Cuidados paliativos são todas as ações que visam melhorar a qualidade de vida de quem padece de problemas decorrentes de uma doença grave e/ou incurável e com prognóstico limitado. Estas medidas destinam-se a prevenir e aliviar o sofrimento, com recurso à identificação precoce e tratamento rigoroso dos problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, numa abordagem holística. 

Apesar do grande benefício da prestação de cuidados paliativos na qualidade de vida dos doentes, uma grande percentagem de indivíduos que deles necessitam não chegam a ser identificados e referenciados para equipas especializadas em nenhum ponto da evolução da sua doença.  

Ana Karina Abreu é médica especialista em Medicina Geral e Familiar, pós-graduada em Cuidados Paliativos e coordenadora da ECSCP do ACES Central. Andreína Tavares é enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, mestre em Cuidados Paliativos. Vítor Martins é enfermeiro especialista em Médico-Cirúrgica, pós-graduado em Cuidados Paliativos. 

A entrada na sessão é livre mas é necessária marcação prévia, através do telefone 289400846.

LEIA TAMBÉM:

A demolição e consequente reconstrução das Torres da Torraltinha

O que vai mudar na circulação de trânsito na baixa de Portimão

Duas ofertas de emprego para agrupamento de escolas

(Visited 28 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE