Área de Reabilitação Urbana aprovada para a zona do Viveiro de Portimão

A Área de Reabilitação Urbana (ARU) do concelho de Portimão foi ampliada através da aprovação da nova ARU do Viveiro, que visa regenerar e revitalizar aquela zona da cidade.

Aprovada na Assembleia Municipal de Portimão de 23 de julho de 2021 e publicada no Diário da República – 2ª Série de 25 de janeiro último, a nova ARU integra um conjunto diversificado de equipamentos urbanos públicos e privados de uso coletivo, entre os quais o antigo Estabelecimento Prisional de Portimão (futura Escola de Hotelaria de Portimão), o Portimão Estádio, os edifícios da EMARP e da PSP, o Auditório Municipal de Portimão, o Lar da Criança, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e o Tribunal de Portimão.

Também estão inseridos nesta área o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, o Clube de Ténis de Portimão e Praia da Rocha, o Jardim das Águas Livres, o Viveiro Municipal de Portimão, o Algarcine – Cinemas de Portimão, a sede da Associação dos Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio e o antigo Centro de Saúde.

Em termos de imóveis privados, merecem destaque as moradias unifamiliares e os edifícios de habitação plurifamiliares que limitam a sul a Avenida Miguel Bombarda, os vulgarmente designados “Gémeos, “Comboio Parado” e o “Bairro Social”.

A nova ARU do Viveiro de Portimão possui um âmbito temporal de três anos, estando em vigor até 23 de julho de 2024, e dará continuidade a norte à ARU – Centro Histórico de Portimão, com a qual se articula.

Em comunicado, a Câmara de Portimão acrescenta que “com a delimitação promover a reabilitação do parque edificado e ainda, mediante uma intervenção futura na área delimitada, (re)estabelecer ligações espaciais, formais e funcionais entre os equipamentos existentes e futuros, e o tecido urbano envolvente, a cidade e o território criando um espaço de referência e recentrando-o no tecido urbano da cidade”.

LEIA TAMBÉM:

Homem ferido em acidente em Portimão

Os eventos que pode ver no Algarve em fevereiro

A RTA está a contratar

(Visited 30 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev