Silves presta homenagem ao professor João José Gomes

Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, no âmbito das comemorações do Centenário da Escola Secundária de Silves, decorreu, este sábado, a cerimónia de descerramento da placa toponímica em homenagem ao professor-escultor João José Gomes, no lado norte do mercado municipal de Silves, e a apresentação do livro “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)”, da autoria de Rogélio Mena Gomes e de Manuel José de Sousa Santos (Mourinho), na Junta de Freguesia de Silves.

A autarquia acrescenta, em comunicado, que a atribuição toponímica em homenagem a João José Gomes “deve-se ao seu grandioso percurso na Escola Industrial e Comercial João de Deus, atual Escola Secundária de Silves (ESS), entre 1933 e 1966, onde foi professor e diretor (neste último caso, durante 13 anos)”.

O professor João José Gomes distinguiu-se pela “introdução de métodos pedagógicos que só mais tarde vieram a ser adotados nos programas oficiais do Ensino em Portugal e pela relação de proximidade e simplicidade para com os alunos, prática, à época, pouco usual”. Como diretor “evidenciou-se pelo trabalho de modernização da Escola, sobretudo com a criação dos cursos noturnos, iniciativa de enorme significado pela possibilidade de conciliação de horários de trabalho com os de estudo, permitindo, desse modo, a valorização na profissão e nos negócios de muitos trabalhadores e comerciantes estudantes do concelho”.

LEIA TAMBÉM:

A estratégia que Portimão deve seguir para se libertar da ‘ditadura’ do turismo

Sete ofertas de emprego para câmara algarvia

Presidente da Câmara de Lagoa reivindica mais uma Unidade de Saúde Familiar para o concelho

(Visited 143 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev