Cultura

Lagoa recebe festival de piano

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

O III Festival de Piano Cidade de Lagoa vai decorrer durante o mês de maio com quatro concertos, nos dias 8, 15, 22 e 27.

Promovido pela Artis XXI, o programa do certame propõe diversos formatos e linguagens musicais assegurados por pianistas com percursos relevantes no panorama nacional e internacional. Em simultâneo, o evento procura criar um espaço de diálogo para músicos residentes no território de Lagoa, tendo sempre o piano como o grande protagonista. 

Nesta 3.ª edição destaca-se a presença do pianista Artur Pizarro com um Recital de Piano Solo, e que também irá orientar uma masterclass para alunos de piano de nível avançado.

O segundo concerto ficará a cargo do pianista de Jazz Alexandre Dahmen que irá apresentar uma combinação de obras musicais do cancioneiro norte-americano e obras da sua autoria, uma diversidade musical com linguagem jazzística. 

Num concerto dedicado ao repertório de música de câmara, a pianista Cristiana Silva e a violoncelista Sunita Mamtani, irão marcar presença na Igreja de Porches para o recital “Uma viagem sonora pela paixão” que inclui obras de L.V.Beethoven, Sergei Rachmaninov e Frederico de Freitas. Uma mostra de obras importantes para piano, enquanto instrumento que integra diversas formações de conjunto.

O concerto final do Festival estará a cargo do Ensemble Artis XXI, composto por docentes do Conservatório de Artes de Lagoa e músicos convidados. O Ensemble Artis XXI irá interpretar a Sonata para dois pianos e percussão de Béla Bartók, um dos pilares da música do século XX e incluirá ainda a estreia de uma obra que pretende trazer uma reflexão e uma chamada de atenção sobre a atual seca severa vivida na região do Algarve. Trata-se de um desafio lançado à compositora portuguesa Teresa Gentil, obra especialmente encomendada para o III Festival de Piano Cidade de Lagoa. 

O programa inclui ainda as seguintes atividades para a comunidade:

 – Manhãs Musicais, concerto em lares da 3.ª idade a cargo da pianista Shaina Nazareth que irá partilhar obras dos grandes mestres do piano;

Piano vai à Escola, oficina experimental facilitada pela compositora Teresa Gentil;

Concerto Pedagógico com estudantes do Conservatório de Artes de Lagoa, para valorizar o trabalho artístico desenvolvido pelas novas gerações. 

A Direção Artística do III Festival de Piano Cidade de Lagoa está a cargo do pianista Jeferson Mello. Os bilhetes à venda para 8 e 27 de maio em ticketline.pt, sendo de entrada gratuita os que vão ter lugar na Igreja da Mexilhoeira da Carregação e na Igreja de Porches.

A programação do festival é a seguinte:

1.º Concerto: Recital de Piano por Artur Pizarro. 8 de maio | 18h30 | Auditório Carlos do Carmo 

2.º Concerto: Piano Jazz por Alexandre Dahmen. 15 de maio | 18h30 | Igreja da Mexilhoeira da Carregação 

3.º Concerto: Piano e Violoncelo | Cristiana Silva e Sunita Mamtani – 22 de maio | 18h30 | Igreja de Porches 

4.º Concerto: Ensemble Artis XXI | Formação: 2 Pianistas e 2 Percussionistas – 27 de maio | 21h00 | Auditório Carlos do Carmo 

LEIA TAMBÉM:

Os eventos que pode ver em Lagoa

Comédia do Boa Esperança vai ‘virar’ filme

Presidente da Câmara de Lagoa reivindica mais uma Unidade de Saúde Familiar para o concelho

(Visited 126 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE