Cultura

Quarteira festeja os Santos Populares mas sem desfiles

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

Quarteira volta a festejar os Santos Populares através de um programa especial que não incluirá desfiles das Marchas no formato habitual, mas apenas em versão cinematográfica, recordando os levados a cabo em anos anteriores à pandemia. As projeções decorrerão no Largo do Centro Autárquico, nos dias 12, 23 e 28, das 10hh0 às 21h00.

A Câmara de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira referem, em comunicado, que “desde o primeiro momento mostraram a sua abertura para a realização do desfile das marchas. No entanto, devido às restrições e sucessivos confinamentos impostos no âmbito da pandemia da Covid-19, os diferentes grupos de Marchas de Quarteira consideraram que, face ao curto espaço de tempo que separou o desconfinamento da celebração das festas dos Santos Populares, não havia condições para preparar o desfile com o rigor necessário para a sua realização com a qualidade e a beleza características destas marchas”.

No mesmo local, nos dias 13, 24 e 29 de junho, das 9h30 às 18h30, vão estar à venda os tradicionais manjericos. Segundo a tradição, os namorados ofereciam às namoradas na noite de Stº António esta planta num vaso com um cravo e poemas alusivos ao amor, que se tornou símbolo das celebrações dos Santos Populares. 

As ruas típicas de Quarteira associam-se a esta organização e, nos dias 10 e 11, há arraiais na Rua da Cabine, nos dias 12, 23 e 28 na Rua da Alegria e, nos dias 17 e 18, na Rua Vasco da Gama. Bailes com artistas populares, espaços decorados com o tradicional festão colorido e manjericos e a gastronomia, sobretudo os típicos pratos como a sardinha assada e o caldo verde, serão os ingredientes principais destas noites.

Entre os dias 10 e 30 de junho, as montras do comércio local das Ruas Vasco da Gama e Bartolomeu Dias recebem uma exposição com os fatos dos marchantes que, ao longo dos anos, fizeram a história deste evento.

LEIA TAMBÉM:

Ana Moura atua em Lagoa

Os grandes eventos de verão de Portimão

Operação de resgate de pescador

(Visited 129 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE