Festival do Novo Bauhaus Europeu em Faro e Bruxelas

pub

O Município de Faro vai participar no Festival do Novo Bauhaus Europeu que vai ter lugar entre os dias 9 e 12 de Junho em Bruxelas (Bélgica) e um pouco por toda a Europa, incluindo em Faro. 

A Autarquia de Faro é parte integrante de duas iniciativas inseridas no programa oficial do evento, uma em Faro e outra em Bruxelas. 

Em Faro, a iniciativa “Al-Bauhaus Dream Factory” tem lugar esta quinta-feira, dia 9 de junho, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos. O programa inclui workshops de desenho criativo, exposições de arte sustentável e de fotografia, bem como demonstrações de criativos a trabalhar ao vivo. No mesmo âmbito serão igualmente expostos alguns dos projetos vencedores do Prémio Regional de Arquitetura. 

A programação do dia inclui ainda vários momentos de debate de ideias, dos quais se destaca um com o tema “Al-Bauhaus Talk – (Re)Construções com Identidade, Inovação e Natureza”, que será moderada pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos e que terá o arquiteto José Alegria a apresentar o tema “A importância dos saberes e dos materiais locais”. 

Entre outros, participam nesta iniciativa a Associação de Designers do Sul, alunos da Escola João de Deus e do projeto lix’ARTE. Mais informação sobre esta iniciativa pode ser encontrada aqui: https://new-european-bauhaus-festival.eu/side-events/CbgPxGGS30QTCjFmPDtwN 

Já na sexta-feira à tarde, dia 10, o Município de Faro participará na iniciativa “A Europa de outra perspetiva”, outro evento oficial do festival, desta feita em Bruxelas. No âmbito da Rede Europeia das Açoteias Criativas – um projecto co-financiado pelo programa Europa Criativa -, vai ter lugar um encontro de promoção e networking do trabalho desta rede com diversas cidades a mostrarem bons exemplos do uso das açoteias.

Neste encontro, que vai acontecer na açoteia da Real Biblioteca da Bélgica entre as 14h00 e as 17h00 (horas locais), participarão, entre outros, a vereadora Sophie Matias e o Chefe de Divisão da Cultura do Município de Faro, Bruno Inácio, bem como o diretor para a cultura da Agência Europeia para a Educação e Cultura, Walter Zampieri. 

O Novo Bauhaus Europeu introduz uma dimensão cultural e criativa no Pacto Ecológico Europeu com o objetivo de demonstrar de que modo a inovação sustentável se pode traduzir, no nosso dia-a-dia, em experiências concretas e positivas.

Este projeto, que inclui uma série de ações e possibilidades de financiamento, visa acelerar a transformação de vários setores económicos, a fim de facilitar o acesso de todos os cidadãos a bens circulares e com menor intensidade de carbono.


OS NOSSOS VÍDEOS



OS NOSSOS VÍDEOS



OS NOSSOS VÍDEOS



OS NOSSOS VÍDEOS


LEIA TAMBÉM:

Jovem ferida em despiste em Portimão

Dois feridos em acidente com mota de água

Ana Moura atua em Lagoa

(Visited 23 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev