Neto Gomes apresenta livro em Loulé

pub
pub
pub

Esta sexta-feira, dia 10 de junho, em Loulé, o jornalista Neto Gomes apresenta, na Casa da Primeira Infância, a sua mais recente obra, “Uma História de Amor e Paz na Educação”, sobre os 75 anos daquela instituição, uma edição apoiada pela Câmara Municipal de Loulé.

Diz o autor sobre este trabalho de pesquisa que se trata de “uma história de crianças, mulheres e homens. Crianças, muitas delas com o ranho colado ao nariz e de respirar ofegante, aflitivo. Outras felizes, sorridentes. E, outras ainda que ali chegavam e ficavam inertes, pacíficas, com medo que a sua própria agitação ou um simples soluçar as devolvesse para a velha e apodrecida enxerga… No entanto, aos dramas do miserabilismo da época acentuam-se as terríveis condições de acolhimento, em camas piores que enxergas, com as chamadas camas de arame, enchidas por carepa onde se aconchegavam muitas maçarocas de milho, cujos “talocos” endureciam os corpos, que eram acossados por percevejos”.

Para o autarca Vítor Aleixo “esta obra sobre a Casa da Primeira Infância revela toda a capacidade de Neto Gomes de inscrever para memória futura o impacto social desta instituição que nasce de um ato de amor e que continua como um ato de Amor às nossas crianças.”

A Casa da Primeira Infância foi fundada a 10 de junho de 1945, presidida pela sua fundadora Maria José Soares Cabeçadas, criando-se em Portugal uma instituição pioneira de creche e jardim-de-infância, para as crianças mais pobres socialmente.

Neto Gomes nasceu em Vila Real de Santo António, a 27 de outubro de 1944, e reside em Loulé há vários anos. Embora tivesse exercido várias atividades ligadas ao sector do turismo e do desporto, e desempenhado funções em várias entidades públicas, é a ligação à escrita, e em particular ao jornalismo, que serve de elo condutor e de rede de toda a sua vida profissional. 


Águia recuperada volta a voar



Passadiços de Alvor: Caminhar entre a ria e o mar



As loucas corridas de carrinhos de rolamentos



O Paraíso à distância de 300 degraus



Recanto 'secreto' de Portimão



Portimão quer construção de nova ponte



A beleza natural de João D'Arens



Viaduto vai eliminar passagem de nível de Portimão


LEIA TAMBÉM:

Jovem ferida em despiste em Portimão

Dois feridos em acidente com mota de água

Ana Moura atua em Lagoa

(Visited 62 times, 1 visits today)