Painel de azulejos preserva memória coletiva de Albufeira

No passado dia 20 de dezembro, o Município de Albufeira procedeu à instalação, na zona do Rossio, do painel “Al – Buhera”, uma obra de grandes dimensões, com aproximadamente 13×1,80m e um total de 901 azulejos, da autoria da artista Célia Mendes.

“A paisagem, a cultura e o património de Albufeira são elementos diferenciadores da oferta turística do concelho que devem ser preservados e valorizados. Esta é uma das muitas formas de o fazer, perpetuando a memória e a vivência de outros tempos, transmitindo-a às atuais e às futuras gerações de albufeirenses, sem esquecer os inúmeros turistas que visitam a região”, sublinhou, na ocasião, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

O painel reproduz o voo de uma gaivota sobre “Al-Buhera” (o Castelo do Mar), observando os aspetos mais marcantes da cidade, nomeadamente a baía de Albufeira, onde as embarcações de outrora recolhiam os produtos endógenos do concelho (o figo, a amêndoa e a alfarroba); a Praia dos Pescadores com os pescadores a trabalharem as artes de pesca; a ancestral arte da moagem, com o moinho de vento do Cerro do Malpique, onde se esmagam as sementes para fazer a farinha; as platibandas; o azulejo de padrão de Albufeira; o casario do núcleo antigo da cidade; a Praia do Peneco; o frontão da Igreja de Sant`Ana e o casario típico da zona do Rossio.

Ricardo Clemente, vereador com o pelouro dos Espaços Exteriores e Requalificação, sublinhou que o objetivo da intervenção consiste “em valorizar o espaço público, embelezando-o com elementos que façam referência à história e à cultura das nossas gentes”.

O autarca referiu, também, que “o Executivo está empenhado em tornar o espaço público mais atrativo, sem perder a memória cultural e histórica que deve estar presente em cada elemento retratado, um trabalho está a ser levado a cabo por uma vasta equipa de técnicos da autarquia com recurso a artistas da região”.

Leia também: Três feridos em acidentes no concelho de Lagos

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 16 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev