RegionalSociedade

Dois novos parques de estacionamento para a Ponta da Piedade e Praia do Pinhão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Arrancou no início do corrente mês de abril a intervenção corresponde à 2.ª fase – Componente 2 da empreitada de requalificação e valorização do troço de costa entre o Farol da Ponta da Piedade e a Praia do Pinhão.

A empreitada é composta por trabalhos ao nível das acessibilidades e estacionamentos, prolongamento do circuito de passadiços, criação de miradouros seguros, melhoria da iluminação pública e promoção da requalificação paisagística da área envolvente.

Com um prazo de execução de 360 dias e cofinanciamento pela União Europeia – FEDER – Portugal 2020 – CRESC Algarve 2020, a empreitada tem um valor de 2 404 895 euros. De abril a agosto/setembro, os trabalhos irão incidir, sobretudo, no troço da via entre o cruzamento da Praia do Camilo (onde irá nascer uma nova rotunda) e a Ponta da Piedade. De setembro em diante, a intervenção decorrerá no troço da via entre o nó de acesso à Praia D. Ana e a rotunda viária do Camilo.

Na componente viária, o projeto a implementar prevê que o acesso à parte final da Estrada da Ponta da Piedade passe a ser destinado apenas a viaturas de serviço do Farol, de abastecimento de mercadorias e situações de emergência, eliminando as bolsas atualmente em utilização. Igual critério será aplicado ao atual acesso à Praia do Camilo, que será convertido em via de acesso condicionado, terminando em miradouro.

Em alternativa, serão construídos dois novos parques de estacionamento: um situado no cruzamento de acesso à Praia do Camilo (capacidade para 56 veículos ligeiros), e um segundo parque, que servirá a Ponta da Piedade (dimensionado para 150 veículos ligeiros e 10 autocarros de turismo). A estrada terá também um novo perfil, com duas faixas de rodagem, ciclovia adjacente à estrada e um passeio lateral para peões, que, nalguns troços, serão partilhados.

A obra vai implicar condicionamentos ao trânsito, devidamente sinalizados. No caso dos autocarros turísticos em visita à Ponta da Piedade, deverão largar e recolher os seus passageiros na Praia D. Ana, que acedem, nesse local, ao passadiço pedonal já existente em direção à Praia do Camilo e ao Farol. 

De acordo com os números apurados pelo sistema instalado aquando da execução da 1.ª fase de intervenção, mais de 1,8 milhões de pessoas já passearam nos passadiços da Ponta da Piedade.

Leia também: Passadiços da Meia Praia: Um projeto inovador se chegar à Ria de Alvor

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

O que vai mudar na circulação automóvel na baixa de Portimão (com VÍDEO)

Homem morre em acidente em Lagos

Ofertas de emprego para câmara algarvia

(Visited 274 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE