RegionalSociedade

Era uma vez uma Praia …

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

“Era uma vez uma Praia …” foi o título escolhido para as atividades de Educação Ambiental do Município de Albufeira, no âmbito do programa  Bandeira Azul para o ano de 2023, este ano dedicado à Geodiversidade. 

Trata-se de um conjunto de 4 percursos pedestres interpretativos, que servem para dar a conhecer diversos aspetos no âmbito da  geodiversidade dos locais a visitar, nomeadamente a história geológica gravada nas rochas e nos fósseis existentes e compreender as  evidências geológicas encontradas na superfície terrestre, com vista a melhor entender os atuais e os futuros desafios ligados às alterações  climáticas. 

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que a sustentabilidade e as alterações climáticas são das principais preocupações do  Executivo. José Carlos Rolo destaca “o investimento desenvolvido pela autarquia na área ambiental, essencial para um destino turístico de  excelência ”.

Nos próximos meses de junho, julho e setembro “Era uma vez uma Praia …” realiza-se nas Praias de Olhos de Água, Arrifes e Castelo, sendo que  os percursos serão acompanhados por guias com formação específica na área da geologia 

Para 18 de junho e 3 de setembro está agendada a atividade “Explorando a geodiversidade da Praia dos Olhos de Água”, um percurso com uma  duração de duas horas, que se estende por 2 quilómetros ao longo da praia, e que irá permitir aos participantes um olhar mais atento aos  “olheiros” de água doce e às espécies existentes a nível rochas e de fósseis com cerca de 15 milhões de anos, que ali podem ser encontrados.  Refira-se que estes fósseis são parte integrante da geodiversidade e um importante testemunho da dinâmica do nosso planeta. Ponto de  encontro: Praia dos Olhos de Água. 

No mesmo dia 18 de junho realiza-se o percurso “À descoberta da geodiversidade da Praia dos Arrifes”, que ao longo de 3 quilómetros  (duração de 3 horas) percorre vários trilhos nas imediações da praia. Ao chegar aos Arrifes destacam-se os rochedos que sobressaem do mar.  Um olhar sobre a arriba permite-nos ver várias camadas de rochas numa posição vertical que fazem lembrar livros arrumados numa prateleira.  A atividade repete-se no dia 10 de setembro. Ponto de encontro: Praia dos Arrifes. 

“Testemunhos das variações do nível do mar em Albufeira” é a última atividade programada e que irá decorrer nos dias 23 de julho e 17 de  setembro. Trata-se de um percurso interpretativo entre a Praia do Castelo e a Praia da Galé. Os caminhantes irão descobrir a geodiversidade do  local, nomeadamente através da observação de fósseis que indicam os paleoambientes de há cerca de 15 milhões de anos, bem como  plataformas de abrasão que testemunham a posição relativa do nível do mar nos últimos milhares de anos. Ponto de encontro: Praia do  Castelo.

Leia também: Os eventos que animam o fim de semana no Algarve

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Os eventos que animam o fim de semana no Algarve

Toy tem mais um concerto agendado no Algarve

Carminho atua no Algarve

(Visited 57 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE