Sociedade

Em Monchique este bolo nunca falta na mesa em maio. E até há uma festa que lhe é dedicada

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub

O Bolo do Tacho é obrigatório na mesa das famílias de Monchique no dia 1 de Maio, pelo que foi também batizado de Bolo de Maio. Na aldeia de Alferce é feita mesmo uma festa dedicada a esta tradicional gulosice serrana.

Para quem não sabe, o nome deste bolo resultado do facto de ser feito num tacho. A receita varia de acordo com os gostos, mas o bolo leva sempre farinha de milho, banha de porco, mel e azeite.

Conforme consta do site sobre Produtos Tradicionais Portugueses da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Bolo do Tacho tem origem medieval e a receita foi “aperfeiçoada no Convento de Nossa Senhora do Desterro (fundado em 1631) e dinamizada pelos frades Franciscanos”.

Esta iguaria faz parte da tradição dos piqueniques do 1 de Maio, sendo o bolo partilhado e, claro, acompanhado por um copo de aguardente de medronho.

Na aldeia de Alferce realiza-se mesmo, no dia, 1 de Maio, a Festa do Bolo do Tacho. O programa deste ano contempla um passeio pedestre (estão abertas as inscrições), pelas 09h00, seguindo-se, às 11h00, a abertura da feira de artesanato e tasquinhas.

A festa integra também a 1ª Exposição de Fotografia de Alferce e, a partir das 14h00, haverá animação musical com Telma Santos e Nelson Duarte e a atuação do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha.

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Barco deu luta mas acabou por ser retirado da praia

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 778 times, 6 visits today)

EVENTOS NO ALGARVE