Algas invadem uma das maiores praias do Algarve (com VÍDEO)
A Meia Praia de Lagos foi invadida por uma enorme quantidade de algas.
Em alguns casos, o acumulado destas plantas marinhas forma uma espécie de muro difícil de transpor.
Embora se estenda por praticamente todo o areal, que tem cerca de 5 quilómetros, sendo um dos mais extensos do Algarve, a zona da praia em que a concentração é mais impressionante é a que fica situada perto do molhe e da cidade de Lagos.
Este é um fenómeno que, nos últimos tempos, tem ocorrido em várias praias algarvias. As de Armação de Pêra, Vau, Três Irmãos e Praia da Rocha foram algumas das que, recentemente, se viram ocupadas por estas algas, que, de acordo com os especialistas, são originárias de países asiáticos, como o Japão e a Coreia do Sul.
Trata-se de uma situação que causa incómodos aos banhistas, que tem potenciais efeitos negativos para a pesca e a fauna marinha e que faz com que as autarquias acabem por gastar muito dinheiro, pois a operação de retirada de tantas toneladas de algas dos areais não é barata nem rápida.
Isso mesmo foi possível constatar há umas semanas atrás, na Praia da Rocha. Numa primeira fase, a Câmara de Portimão limpou boa parte do areal e depositou todas as algas encontradas junto ao molhe, formando uma autêntica montanha, a qual levou vários dias a ser daí definitivamente retirada.
Sendo este um fenómeno que resulta de condições especiais provocadas pelas marés, outra hipótese é simplesmente esperar que, mais cedo ou mais tarde, o mar acabe por levar as algas de volta.
Mas enquanto isso não acontece, o que vemos é um postal bem pouco atraente das praias algarvias.
Assista aqui ao vídeo:
Leia também:
Barragens: Chuva dispara nível de água no Sotavento. Barlavento fica quase na mesma