FlagrantesOpinião

Uma ‘requalificação’ feita de lixo automóvel

Partilhe a notícia

Flagrantes_Logo

Quem, este fim-de-semana, se deslocou ao Centro de Congressos do Arade (Parchal) para assistir ao Lagoa Wine Show, ao voltar ao carro, caso tenha levantado um pouco os olhos, deparou-se com o ‘espectacular’ cenário que a imagem documenta.

São dezenas – ou centenas, já é difícil contabilizar – de sucatas de quatro rodas (ou duas, ou, nalguns casos, quase sem rodas) que ‘embelezam’ um espaço que, há anos, ouço dizer que se vai requalificar e valorizar.

E justifica-se porque estamos a falar de uma das margens do rio Arade, uma zona situada junto à lota, de passagem para uma das grandes pérolas algarvias, Ferragudo, e numa das entradas da cidade de Portimão. Nunca pensei que a opção final fosse esta, mas, se calhar, é porque não percebo nada de estética urbana.

Sei que o presidente da Câmara de Lagoa também comunga da minha aversão a este tipo de ‘requalificação’. Julgo que terá protestado e desenvolvido uma série de contactos, mas a realidade é que, até ver, sem qualquer sucesso.

E digo que ‘julgo que terá protestado’ porque, simplesmente, li umas breves declarações suas num jornal. Vou, com frequência, ao site da autarquia e nunca lá vi nenhum comunicado, tomada de posição sobre o assunto ou uma mera informação aos cidadãos do concelho, que, neste caso, me parece justificar-se.

Também não sei se o executivo camarário tomou alguma posição institucional ou se a questão foi debatida na Assembleia Municipal. Simplesmente porque no site – o principal meio de comunicação da Câmara com o exterior – não há essa documentação nem actas minimamente actualizadas dos dois órgãos autárquicos, nem, sequer, a informação sobre a data em que têm lugar as reuniões e respectiva ordem de trabalhos. São informações básicas e que deviam lá constar, de forma bem visível.

O PSD já tem as próximas eleições perdidas em Lagoa?

Por falar no concelho de Lagoa – de onde sou natural e onde resido – o PSD local é um case study do que não deve ser um partido de oposição. Desde as últimas autárquicas que não faço ideia do que a formação política que, ao longo de tantos anos, foi poder, pensa da forma como o concelho está a ser gerido e que ideias tem para melhorá-la. Aparentemente, rendeu-se ou hibernou.

Como a informação não me tem chegado, fui à procura dela onde, hoje em dia, quase tudo se consegue encontrar: a internet. Infelizmente, foi trabalho e tempo perdidos, pois tudo o que consegui encontrar foi uma página do Facebook do PSD/Lagoa, praticamente sem informação local, e um site que tem como último post uma tomada de posição relativa ao ano de… 2014.

Admito que, de vez em quando, os seus eleitos possam dizer qualquer coisa nas reuniões de Câmara ou sessões da Assembleia, mas como, pelos vistos, basicamente, ninguém lá põe os pés porque nem sequer sabe quando se realizam, se esses autarcas falam é quase só para se ouvirem a si próprios.

Em democracia, fazer oposição não é tão motivador como estar no poder, mas é um trabalho importante e alguém tem de o fazer. Quanto mais não seja, serve para pressionar quem está no poder a encontrar as melhores soluções se não quiser correr o risco de perder as eleições seguintes.

Em Lagoa, parece que, das duas uma: ou o PSD está satisfeito com a forma como o concelho está a ser gerido pelo PS ou os seus dirigentes têm mais que fazer e, quanto muito, hão-de voltar ao combate político seis meses antes das próximas eleições.

Por essa altura, é capaz de ser tarde e de já terem mais uma derrota garantida.

(Opinião, Jorge Eusébio)

(Nota: O ‘Algarve Marafado’ é um site que ainda está a dar os primeiros passos, mas que pretende vir a ser um espaço plural, onde se escreve sobre tudo o que tem a ver com o Algarve. Isso implica a publicação de diversos tipos de textos. Como está bem expresso, este pertence o género de ‘Opinião’. Estamos abertos a receber e publicar textos de opinião de outras pessoas – políticos ou não – que tenham algo de relevante a dizer sobre o seu concelho ou a sua região. Se preferirem apenas enviar-nos informações podem fazê-lo para o e-mail: algarvemarafado@gmail.com)

Leia também:

O diabo está nos detalhes

Obras em Ferragudo e Estômbar

“Se querem vista, vão circular no passadiço”

Sou capaz de conhecer os algarvios errados



Subscreva a nossa Newsletter 

 

Subscreva a nossa Newsletter

(Visited 436 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE