AutarquiasRegional

Portimão festejou o seu dia

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

presidente da Câmara de Portimão aproveitou a sessão do Dia da Cidade, realizada este Domingo, 11 de Dezembro, para apresentar o balanço destes três anos de mandato.

Um dos aspectos que mais destacou foi o financeiro. Isilda Gomes lembrou que, ao longo deste período, o seu executivo pagou cerca de 25 milhões de euros de dívida. Frisou que o resultado líquido positivo do último ano, foi de 8 milhões de euros, “o melhor de sempre”.

O processo de recuperação financeira teve o seu corolário com a aprovação da candidatura da autarquia ao Fundo de Apoio Municipal (FAM), que, na prática, transforma dívida já vencida e de curto prazo em dívida de longo prazo, dando assim maior tranquilidade à gestão da Câmara.

Desta forma, referiu a Isilda Gomes, “arrumámos a casa”, do ponto de vista financeiro, e agora há margem para fazer algum investimento, o que permite que possa dar, no próximo ano, “algum apoio às associações.”

Mas, fez questão de dizer, não foi fácil chegar a este ponto, uma vez que, quando tomou posse, “havia o sério risco de fechar alguns equipamentos”, por falta de dinheiro, o que também foi evitado.

Um dos pontos altos da cerimónia consistiu na atribuição de medalhas de mérito a instituições e cidadãos que se destacaram. A nível colectivo, com o grau bronze foram distinguidos o Instituto de Cultura de Portimão – Universidade Sénior; a Cáritas Paroquial Matriz de Portimão; a Associação de Voluntariado Elos de Esperança e a Associação dos Amigos do Canil de Portimão. O galardão de ouro foi entregue ao Hotel Penina.

A nível individual, foi homenageado com a medalha de bronze o atleta paralímpico Luís Costa. As de grau prata foram entregues ao comandante distrital da Protecção Civil, Vítor Vaz Pinto; ao médico Nuno Vieira; à poetisa Teresa Balté e ao empresário Álvaro Faustino.

Finalmente, distinguidos com as medalhas de grau ouro foram o futebolista João Moutinho (que se fez representar pelo seu irmão), o médico José Gaspar Matias e, a título póstumo, o advogado e presidente da Assembleia Municipal Francisco Florêncio.

No decorrer da cerimónia foi também apresentada uma biografia de Manuel Teixeira Gomes, da autoria de José Alberto Quaresma. Os momentos musicais ficaram por conta do Agrupamento de Música de Câmara da Orquestra Clássica do Sul.

portimao_diadacidade_joaovieira

portimao_isildagomes_assistencia

portimao_isildagomes_florencio

portimao_diadacidade_jaquaresma

Leia também:

O que vai acontecer em Portimão em 2017

Vai ser assim o Natal Portimonense

“Posição de força” pela recuperação do Convento de S. Francisco

(Visited 469 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE