Muitos projectos e iniciativas marcaram sessão comemorativa do Dia do Município de Vila do Bispo
A sessão principal do programa comemorativo do Dia do Município de Vila do Bispo, que decorreu este Sábado, teve casa cheia. Cerca de duas centenas de pessoas esgotaram a capacidade do auditório do Centro Cultural para ficarem a conhecer, em primeira-mão, uma série de projectos e homenagearem pessoas e entidades que se destacaram.
Um dos projectos apresentados foi o do Celeiro da História. Trata-se da recuperação e aproveitamento de um antigo celeiro existente na Vila do Bispo, que a autarquia adquiriu e que vai converter num autêntico museu do concelho.
Foram, igualmente, dados a conhecer os projectos da futura sede do Clube Recreativo Infante de Sagres e da Ecovia/Ciclovia e assinados diversos protocolos.
Homenagens e entrega de prémios às melhores alunas locais, bem como aos funcionários camarários que se reformaram foram outros dos momentos da sessão.
Duas das instituições que mereceram particular destaque foram a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e o Jardim de Infância de Vila do Bispo, cujos principais responsáveis apresentaram dois interessantes projectos que têm vindo a desenvolver.
No caso da Misericórdia, o seu provedor, Armindo Vicente, fez uma exposição sobre o projecto “Eu Sonhava…”, que consiste em cumprir os sonhos revelados por mais de uma centena de utentes da instituição. Até agora foi possível concretizar cerca de três dezenas, a que vão ser acrescentados mais alguns nas próximas semanas. Um deles é a ida de um sénior adepto do Benfica ao Estádio da Luz, no início de Fevereiro.
Outro interessante projecto foi apresentado por Lina Nascimento, cuja equipa ensina as crianças que frequentam o Jardim de Infância de Vila do Bispo a lidar com questões financeiras. Os meninos e meninas aprendem desde tenra idade não só a poupar, como a investir e a aplicar o dinheiro em iniciativas solidárias. Trata-se de um projecto que já começa a ter reconhecimento até internacional, tendo, recentemente, Lina Nascimento sido convidada a ir apresentá-lo ao Brasil.
Numa sessão ‘cheia’, que durou mais de 4 horas, houve ainda tempo para as apresentações do livro ‘Vila do Bispo – Lugar de Encontros, Vol. II’, da autoria do historiador Artur Vieira de Jesus e do filme promocional do concelho que tem a curiosidade de ser inteiramente produzido, realizado e protagonizado por pessoas do concelho.
Leia também: De pequenino se começa a poupar

……….

……….

……….

……….

……….

……….

……….

……….

……….

……….

……….

Leia também:
É tempo de cumprir os sonhos dos idosos de Vila do Bispo