Acções de sensibilização para limpeza de zonas rurais
O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Silves (CMS) tem vindo a sensibilizar as populações para a obrigatoriedade legal relativa à limpeza das áreas envolventes às suas residências, que tem como data limite 15 de Março.
A autarquia alerta todos os munícipes para “a necessidade de colaborarem com as autoridades e com a Protecção Civil Municipal e para a obrigatoriedade destas acções de limpeza, que se devem realizar nos 50 metros em torno das habitações e que são da responsabilidade dos proprietários”. O incumprimento dessa norma poderá sujeitar os infractores a multas com valores muito altos.
Estas acções de sensibilização e informação levadas a efeito pela autarquia que alertam, também, para os comportamentos a adoptar em caso de incêndio florestal, decorrem ao mesmo tempo que o SMPC tem vindo a fazer um levantamento, com diversos operacionais no terreno da população residente na área florestal do concelho nas freguesias de São Marcos da Serra, S. Bartolomeu de Messines e Silves.
Este levantamento está em curso desde o início do ano, tendo sido sido desenvolvido pelos sapadores florestais municipais e por elementos Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). Estas equipas identificam todas as edificações existentes na área florestal, referenciando os edifícios efectivamente habitados e identificando a faixa etária, condições de mobilidade e de debilidade das populações residentes nessas casas. O objectivo deste levantamento é tornar mais fácil a implementação de um plano de evacuação, em caso de incêndio.
Leia também:
Câmara de Portimão quer contratar 7 pessoas
O grupo Pestana está a recrutar
Bombeiros já combatem incêndios