Maio é o mês do cinema em Lagoa

Arrancou em Lagoa, na Segunda-feira, e desenvolve-se até ao final do mês de Maio, I Mostra Internacional de Cinema de Lagoa – ALGARES.

Trata-se de uma iniciativa que tem como um dos seus principais objectivos “fomentar hábitos culturais”, no caso, relacionados com o cinema e tendo como público privilegiado os jovens, “sendo uma forma de Lagoa reforçar o seu papel de Cidade Educadora”, referiu Ana Martins, vereadora da Câmara de Lagoa, na sessão de apresentação do evento.

O Delegado Regional da Educação, Francisco Marques, realçou a importância do Programa Juventude – Cinema-Escola (JCE), que comemora este ano 20 anos e cuja programação terá uma forte presença na Mostra, “no desenvolvimento de competências que vão desde os princípios básicos de cidadania à cooperação e entreajuda, criando cidadãos mais preparados para enfrentar o dia-a-dia de uma sociedade cada vez mais rápida”. Aquele responsável encara o cinema como “trampolim para uma escola de sucesso, com alunos de sucesso”.

Uma das componentes desta Mostra é o Lagoa Short Film Festival, um concurso que nasceu há quatro anos na NOBEL International School. Trata-se de um desafio que foi colocado aos alunos locais no sentido de produzirem curtas-metragens com um máximo de 5/6 minutos, cada uma, explicou o professor Pedro Carvalho.

Os alunos são responsáveis por todo o processo, “escrevem o guião, filmam, representam e editam”. E tudo isto com orçamento zero, uma vez que as filmagens são feitas com os seus próprios telemóveis, usam as suas roupas e trazem de casa ou pedem emprestado o material de que precisem.

Para além da vertente puramente cinematográfica, o docente destaca o facto de que esta iniciativa é uma boa oportunidade para que os jovens estudantes aprendam a trabalhar em equipa e a resolver todos os muitos problemas, contratempos e frustrações que surjam ao longo do processo.

No primeiro ano, os resultados foram apresentados no ginásio da escola, surgindo, nas edições posteriores, a possibilidade de ser usado o Auditório Municipal de Lagoa. Entretanto, foram convidadas outras escolas do Algarve para que participassem no certame, tendo, na edição do ano passado sido apresentados 30 filmes.

Os filmes concorrentes à edição deste ano serão apresentados esta Sexta-feita, 4 de Maio, a partir das 21 horas, no Auditório Municipal Carlos do Carmo.

A Mostra Internacional de Cinema de Lagoa – ALGARES prossegue no Sábado, dia 5, pelas 21h30, com a apresentação de algumas curtas metragens portuguesas premiadas em festivais, como “Surpresa”, “Água Mole”,“Thursday Night” e “Cidade Pequena”.

A 9 de Maio, entre as 15h00 e as 17h00, o Auditório do Convento de S. José receberá uma aula sobre as origens do cinema, ministrada por Graça Lobo, no âmbito da comemoração dos 20 anos do Programa JCE – Juventude, Cinema, Escola, da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE). Esta iniciativa dirige-se a professores e alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário e ao público em geral.

Ainda no âmbito desta iniciativa, será levada a cabo, no dia 16, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de Lagoa, uma conferência sobre “A Receção dos Clássicos no Cinema”, por Adriana Freire Nogueira, aberta a professores, bibliotecários, alunos de Ensino Secundário e ao público em geral.

No dia 23, pela manhã (10h00 – 13h00), o Auditório Municipal acolherá a Festa do Cinema – Programa JCE (dirigida a alunos de 2º Ciclo) e, pelas 18h30, a iniciativa “Vou levar os meus pais ao cinema”, com a exibição de “ O Garoto de Charlot”, de Charlie Chaplin (M/6).

No dia 30 a Mostra chega ao Centro de Congressos do Arade (10h00-13h00) para a Festa Final de Encerramento do Programa JCE, dirigida aos alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário participantes no projeto.

O encerramento oficial da Mostra terá lugar no dia 31 de Maio, pelas 21h00, com a exibição da película apresentada em 2015 no Festival de Sevilha, “O Futebol” (M/12), de Sergio Oksman, e contará com a presença do Director do Festival de Sevilha, José Luís Cienfuegos.

 

  Leia também:

Deputados de Lagoa ‘despacham’ contas da Câmara em poucos minutos e sem discussão

Investimento de 800 mil euros em avenida de Portimão

António Costa em Lagoa na festa de homenagem a Carlos do Carmo

(Visited 94 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.