Startup Portimão e ISMAT preparam abertura de incubadora de empresas no centro da cidade

Foram apresentados, esta terça-feira, os projetos que participaram num Bootcamp de Aceleração levado a cabo pela Startup Portimão. Na sessão também foram dados a conhecer os projetos finalistas do curso de licenciatura em Gestão de Empresas do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).

No final, o responsável máximo da Startup Portimão, Luís Matos Martins, garantiu que se pretende aprofundar o relacionamento entre as duas entidades, sendo um dos objetivos a criação de uma incubadora de empresas no centro da cidade que, assim, se juntará à que já existe nas instalações do Autódromo Internacional do Algarve.

Entrevista relacionada: Apoio aos bombeiros é “necessário e até obrigatório”

Em que consistiu este Bootcamp de Aceleração promovido pela Startup Portimão?

Tivemos dois encontros, ao longo de dois dias cada, em que participaram empreendedores com projetos que estão numa fase avançada, que já têm um produto ou serviço e a ideia foi ajudá-los a alavancarem-se. O Bootcamp culminou agora, com a apresentação dos projetos e a votação por parte do júri.

Ao longo destas sessões presenciais e de mais algumas de mentoria virtuais trabalhámos um modelo de negócio consciente que tem de ter, obviamente, sustentabilidade financeira, mas, também, preocupações com o impacto social e o ambiente e que esteve muito focado na vertente das cidades inteligentes, que é a temática predominante na Startup Portimão.

Para além de novos conhecimentos, o que é que os participantes, sobretudo os que foram mais votados pelo júri, ganharam neste Bootcamp?

Desde logo, ganharam competências técnicas na área da gestão, ganharam uma rede de contactos, através dos eventos e iniciativas realizadas durante o Bootcamp e o terceiro ‘ganho’ é o momento de partilha que têm com os seus pares, os outros empreendedores.

A apresentação final dos projetos decorreu juntamente com a dos finalistas do curso de Gestão de Empresas do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT). Esta colaboração da Startup Portimão com o ISMAT é algo pontual ou a ideia é desenvolvê-la e aprofundá-la?

Temos a expectativa que seja para dar continuidade e que seja para reforçar, não só através da criação de uma incubadora no centro de Portimão, mas também do desenvolvimento de mais programas em conjunto porque entendemos que um dos fatores de sucesso de uma incubadora de empresas é uma relação próxima com um estabelecimento de ensino superior.

Pretendem fazer uma incubadora nas instalações do ISMAT?

Queremos fazer uma incubadora num dos polos do ISMAT, que está desativado e, ao mesmo tempo, uma escola de formação de executivos.

LEIA TAMBÉM:

Apoio aos bombeiros é “necessário e até obrigatório”

Aquisição de viatura de combate a incêndios florestais é prioridade

“Já duplicámos o número de produtores de vinho no concelho”


OS NOSSOS VÍDEOS


(Visited 225 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub