AutarquiasRegional

Albufeira faz investimento de 5,2 milhões de euros em edifício de apoio social

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Decorreu hoje a cerimónia simbólica de lançamento da primeira pedra de um equipamento social em Olhos de Água, destinado a dar apoio à infância e à terceira idade do concelho.

A obra, que envolve um investimento na ordem dos 5,2 milhões de euros, integra um conjunto diversificado de valências como Creche, Centro de Dia, Estrutura Residencial para Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e tem capacidade para apoiar um total de 184 utentes.

No decorrer da cerimónia, o presidente da Câmara, José Carlos Rolo, sublinhou que, até chegar a esta fase, o processo foi bastante longo e difícil.

O autarca recordou que “a construção era para ter começado em 2007 ou 2008, mas surgiu a crise e tivemos que parar tudo. Depois foi necessário adaptar o projeto à nova legislação que entretanto entrou em vigor, lançar o concurso e hoje, finalmente, estamos aqui a dar início à construção”.

“O concelho não pára”

José Carlos Rolo explicou que este é, também, um sinal que é dado à comunidade, aos próprios investidores e a quem nos visita de que “o concelho não para”.

Aquelas, referiu, são obras que “promovem a economia local direta e indiretamente, quer pelos empregos que geram, pela aquisição de materiais necessários à construção e pela dinamização dos cafés, restaurantes e alojamentos, entre outros negócios”.

O autarca adiantou que, nesta altura, o Município está a desenvolver o estudo de viabilidade económica com vista ao lançamento do concurso destinado à construção do Lar de Fontainhas e brevemente irá lançar o concurso para o Lar dos Caliços, bem como dois projetos de construção de habitação social em Paderne e Albufeira.

José Carlos Rolo reiterou “a importância dos investimentos socias em creches, lares, centros de dia e habitação social, áreas em que o concelho é bastante carenciado, com vista ao desenvolvimento económico e ao bem-estar da população, sublinhando que a autarquia está a desenvolver todos os esforços para ultrapassar as dificuldades inerentes ao momento que estamos a atravessar”.

Edifício com várias valências

O edifício do Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água é composto por dois pisos e está a ser construído num terreno do Município com uma área de 6. 225,41 metros quadrados.

A área bruta de construção é de 3.880,72 metros quadrados, sendo que o equipamento integra duas áreas distintas: uma destinada exclusivamente a Creche e outra a Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), ambas com entradas independentes.

A Creche terá capacidade para 42 crianças, enquanto as restantes valências poderão acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em regime de Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário. O equipamento é completado, ainda, por receção, átrio, gabinete médico e cozinha.

O espaço exterior será vedado e organizado em cinco zonas: acesso ao público e área de serviço (fornecimentos, carga e descarga e condicionamento de lixo), estacionamento privado com capacidade para 18 lugares, zona para a Creche, e zona de lazer e convívio para os utentes do Centro de Dia e ERPI.

O espaço irá acolher, ainda, uma pequena uma horta, que poderá funcionar como fonte de abastecimento de produtos frescos à instituição e servir eventuais projetos educativos e de terapia ocupacional. Será também construído um reservatório de águas pluviais, destinado a garantir a rega da horta.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: Mais três casos no Algarve

Covid-19: Ponto de situação por concelhos (28 de maio)

11 ofertas de emprego

(Visited 44 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE