AutarquiasRegional

Câmara de Albufeira entregou mais equipamentos de desfibrilhação automática externa

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Município de Albufeira deu início à segunda fase do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) com a entrega de equipamentos DAE móveis à Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia Municipal e Serviço Municipal de Proteção Civil.

Ao todo, este concelho tem agora à disposição da comunidade um total de 10 equipamentos DAE móveis, 9 instalados em viaturas de diversas entidades com responsabilidade em matéria de proteção e segurança, nomeadamente a GNR (4), Bombeiros Voluntários de Albufeira (1), Polícia Municipal (2) e Serviço Municipal de Proteção Civil (2), sendo que um destes equipamentos encontra-se localizado no Gabinete Médico/Gabinete de Enfermagem que existe no serviço de saúde ocupacional do Município, de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca a parceria existente com a GNR – Destacamento Territorial de Albufeira, desde o primeiro momento do programa, nomeadamente através da disponibilização de vários militares para fazerem a formação necessária, os quais estão agora devidamente habilitados à realização de manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa (SBV-DAE).

José Carlos Rolo referiu-se a esta parceria como “uma mais-valia, uma vez que devido à proximidade da vítima – a GNR está no terreno 24h/24h, 365 dias por ano – aumentamos a possibilidade de atuação precoce em situação de paragem cardiorrespiratória até à chegada do socorro diferenciado”.

O autarca refere que, atualmente, o universo de operacionais de DAE é constituído por cerca de 170 pessoas, entre militares da GNR, Bombeiros e sociedade civil, sublinhando a importância do envolvimento da comunidade no projeto.

No final, deixou a promessa de que em breve serão instalados mais 12 equipamentos fixos na via pública, prevendo-se, também, a possibilidade de alargar o programa de formação a mais 500 operacionais, que irão reforçar a equipa de duas dezenas de pessoas já formadas afetas ao programa, “situação que já estaria em curso se não fosse a atual crise sanitária”, destacou.

O Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) do Município de Albufeira, de natureza comunitária, teve início em 2017, é licenciado pelo INEM e suportado por equipas locais de socorristas, devidamente formados e capacitados para intervir em situações de doença súbita de natureza cardiorrespiratória.

Intitulado “Albufeira + Segura”, assenta na instalação de equipamentos DAE fixos em locais estratégicos da via pública (em cabines apropriadas), contemplando, também, a disponibilização de equipamentos DAE móveis nas viaturas das forças de segurança.

Devido ao caráter inovador do programa, em 2018, o Município recebeu o galardão de “Melhor Município para Viver”, na categoria Social, uma iniciativa do Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) em parceria com o semanário Sol, que há mais de uma década distingue os melhores projetos municipais no âmbito do Ambiente, Economia e área Social.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: DGS regista mais 16 casos no Algarve

Oferta de emprego para a EMARP

Aeroporto de Faro ganha mais ligações aéreas

(Visited 82 times, 1 visits today)
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE