Educação

Câmara de Albufeira apoia programa de empreendedorismo nas escolas

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Câmara de Albufeira renovou, pelo sexto ano consecutivo, o protocolo que mantém desde o ano letivo 2015/2016 com a Junior Achivement Portugal – Aprender a Empreender – Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (JAP), com vista a implementar um conjunto de programas, nos três agrupamentos escolares do concelho.

O objetivo deste projeto é desenvolver em crianças e jovens (dos 6 aos 30 anos), a sua capacidade empreendedora, o gosto pelo risco, a criatividade e a inovação.

Para o efeito a JAP, desenvolveu um conjunto de programas, que permitem aos alunos, cujas escolas se inscreveram previamente, “receber formação determinante para o seu crescimento numa cultura que se quer empreendedora, responsável e ética”, sublinha o presidente da Câmara Municipal José Carlos Rolo, acrescentando que “a iniciativa traz vantagens significativas às duas instituições, uma vez que possibilita a criação de uma verdadeira ponte entre a Educação e os diversos agentes da sociedade civil do concelho”.

Este ano letivo de 2020/2021 estão inscritas 24 turmas, num total de 503 alunos, que se encontram a frequentar a escola EB2,3 Dr. Francisco Cabrita. Cada ano escolar tem um programa próprio. Assim, estão a ser implementados os seguintes programas: “Europa e Eu” (5º ano), “É o meu Negócio” (7º ano) e “Economia para o Sucesso” (9º ano). Apesar da atual situação pandémica, está a ser possível, na maior parte das turmas, a implementação dos programas pelos voluntários do Município de Albufeira, que se deslocam à sala de aula 5 vezes (um dia por semana), que com o apoio do professor, transmitem os conhecimentos e desenvolvem as atividades programadas.

No âmbito do presente protocolo, o Município de Albufeira atribuiu uma comparticipação financeira no valor 2.816 euros à referida associação, destinada a apoiar as ações de empreendedorismo junto da comunidade escolar, verba que depende do número de turmas inscritas. Paralelamente, promove a divulgação das ações a implementar junto dos agrupamentos escolares do concelho e responsabiliza-se pela criação da bolsa de voluntários. Por sua vez, a Júnior Achievement Portugal compromete-se a disponibilizar todo o material de apoio que será utilizado pelos alunos, docentes e voluntários.

LEIA TAMBÉM:

A vida fez-se para pedalar

Mulher detida por violência doméstica

Oferta de emprego para autarquia algarvia

(Visited 36 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev

EVENTOS NO ALGARVE