Política

As principais propostas da CDU para Portimão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A equipa da CDU que se apresenta às eleições autárquicas em Portimão defende que a Câmara se emprenhe na resolução das muitas carências existentes no concelho, no domínio da habitação.

Com esse objetivo, a equipa que tem Nuno Cordas como candidato à presidência da daquela autarquia, colocou no seu programa eleitoral, entre outras, as propostas de desenvolvimento de um projeto coordenado de intervenção nos bairros sociais e a construção de novos fogos a custos controlados destinados a casais jovens e a famílias sem habitação.

Esta coligação quer que o futuro executivo desenvolva iniciativas no sentido de desenvolver e diversificar a atividade económica, de forma a que o concelho não esteja tão dependente do turismo. A ampliação do parque industrial, o apoio aos setores da pesca, da agricultura, do comércio local e de indústrias não poluentes e a aproveitamento das potencialidades do espaço do cais de Portimão fazem, igualmente, parte do documento.

Os elementos desta lista que forem eleitos irão pugnar pela atribuição de apoios aos micro, pequenos e médios empresários, pela criação de políticas e incentivos à produção e comercialização de produtos locais, devendo a autarquia privilegiar a compra de produtos e serviços a empresas do concelho.

Na vertente relacionada com a mobilidade e vias de comunicação, a CDU apresenta as propostas de gratuitidade do estacionamento, a criação de uma nova gare rodoviária no centro da cidade, a criação de parques de estacionamento periféricos e a construção de novos acessos a Portimão, a partir da zona da Penina, da Via do Infante e da EN125.

Na área da saúde, defende-se que a Câmara exija à administração central a reposição da autonomia administrativa do Hospital do Barlavento e a recuperação das valência e serviços perdidos com a criação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

No domínio do ensino, esta candidatura tem como algumas das principais prioridades a gratuitidade do ensino obrigatório, a criação e ampliação da rede pública gratuita de creches e jardins de infância, a colocação de mais pessoal não docente nas escolas e a implementação de uma rede de transporte escolar gratuito para todos os alunos.

A requalificação da zona ribeirinha, do centro antigo da cidade, dos jardins e espaços verdes, do auditório e da Fortaleza de Santa Catarina são outras das medidas preconizadas no programa da CDU.

Pode seguir a evolução da campanha desta candidatura aqui.

LEIA TAMBÉM:

As principais propostas do Bloco de Esquerda para Lagoa

Os principais projetos de Luís Carito para Portimão

Isilda Gomes pede nervos de aço contra “campanhas negras”

(Visited 116 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE