Pesca resistiu à pandemia mas sofre com aumento dos combustíveis

O setor das pescas teve um ano de 2021 muito positivo, tendo sido faturados nas lotas portuguesas cerca de 250 milhões de euros em venda de pescado.

Trata-se de um valor superior ao de 2019, o que significa que, pelo menos em termos financeiros, esta atividade económica já conseguiu ultrapassar os problemas e constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19.

Na opinião do presidente do conselho de administração da Docapesca – Portos e Lotas, Sérgio Faias, trata-se de mais uma confirmação de que “este é um setor resiliente, que tem a capacidade de se adaptar às circunstâncias”.

O responsável máximo pela entidade que gere as lotas do país não esconde que, nos primeiros tempos da pandemia, houve problemas complicados a ultrapassar, que resultaram do fecho de muitos restaurantes e de dificuldades em algumas cadeias de distribuição, mas o setor contribuiu de forma eficaz para que a comida não faltasse na mesa dos portugueses.

Contudo, o início deste ano tem trazido novos desafios e dificuldades, que resultam, sobretudo, do forte aumento dos combustíveis, porque, como se sabe, “a frota pesqueira é ainda muito baseada nos combustíveis fósseis”.

Sérgio Faias defendeu, no decorrer da intervenção que proferiu nas Conferências do Território, que tiveram por palco o auditório do Museu de Portimão, que é importante que o setor pesqueiro comece a depender menos deste tipo de combustível.

A entrada de muitos milhões no nosso país, por via do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), é, na sua opinião, uma oportunidade para se iniciar esse trajeto e começar a testar novas tecnologias que tenham a sustentabilidade e a transição energética como principais palavras de ordem.

LEIA TAMBÉM:

A estratégia que Portimão deve seguir para se libertar da ‘ditadura’ do turismo

Sete ofertas de emprego para câmara algarvia

Presidente da Câmara de Lagoa reivindica mais uma Unidade de Saúde Familiar para o concelho

(Visited 156 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub