Câmara de Lagoa assina acordo que visa a construção de mais habitação no concelho

O Município de Lagoa assinou um acordo de cooperação com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Programa 1º Direito, que prevê a construção de novas habitações, da aquisição para a reabilitação, do arrendamento para o subarrendamento e ainda a reabilitação dos bairros sociais. 

Este acordo de cooperação define um montante global de investimento de mais de 13 milhões de euros, dos quais 11 milhões são financiamento a fundo perdido pelo IHRU.

O 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Para além deste acordo, o executivo camarário local aprovou, na semana passada, dois projetos para a construção de 43 habitações. Um dos projetos será executado na Rua Dr. º Sebastião Trindade Pinto, em Lagoa, com a construção de sete fogos habitacionais, e o outro será executado no Bairro Social em Porches, com a construção de 36.

Em comunicado, a autarquia adianta que, “com a construção destes 36 fogos habitacionais em Porches, o atual executivo dá a oportunidade aos lagoenses de se fixarem na zona do concelho com menor densidade populacional e deixa cair a pretensão de construir, naquele local, um parque urbano, substituindo-o por habitação, considerando-a prioritária”.

O Município de Lagoa prepara-se, também, para “adquirir o projeto para a construção de habitações, a custos controlados, também em Porches, junto da Urbanização do Ramalheiro, com a construção de mais de 50 fogos habitacionais, num terreno adquirido pelo atual executivo, no ano de 2021”.

LEIA TAMBÉM:

Movimento Lagoa Primeiro critica projeto de habitação para Porches promovido pela Câmara

“A minha expectativa é que se recupere o investimento no Centro de Congressos do Arade em 10 anos”

Presidente da Câmara de Lagoa reivindica mais uma Unidade de Saúde Familiar para o concelho

(Visited 135 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev