Portimão vai ter mais uma incubadora de empresas

A StartUp Portimão deverá ganhar uma ‘irmã’ mais nova. A notícia foi avançada pela presidente da Câmara, Isilda Gomes, na sessão do 5º aniversário daquela incubadora, que funciona em instalações do Autódromo Internacional do Algarve.

O novo equipamento de apoio aos empreendedores deverá ficar situada no centro da cidade de Portimão, esperando a autarca que, no máximo, dentro de cerca de um ano comece a funcionar.

Bem mais cedo deverá ficar disponível, numa parte das renovadas instalações da antiga Lota, um espaço de co-working, devidamente apetrechado para funcionar como local de trabalho pontual ou permanente de vários empreendedores.

A festa de aniversário da StartUp Portimão decorreu ontem de manhã e contou com a participação dos secretários de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo, e da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Na sua intervenção, Luís Matos Martins, responsável máximo da empresa Territórios Criativos, que gere a incubadora, fez um balanço muito positivo dos primeiros 5 anos de existência de uma estrutura que, atualmente, acolhe com 25 empresas e empreendedores, que são responsáveis por 32 postos de trabalho, “estamos completamente cheios”.

O ‘homem-forte’ da StartUp destacou, ainda, as 211 iniciativas que foram levadas a cabo ao longo destes anos, as cerca de 300 horas de formação que foram dadas e o facto do espaço ter sido visitado por mais de mil pessoas.

Para os próximos tempos, as principais prioridades passam pela dinamização de iniciativas fora da incubadora com maior envolvimento de players, pela continuação da aposta no empreendedorismo jovem, através de parcerias com as escolas e as universidades, e na atração de um maior número de empreendedores estrangeiros.

Ao longo desta sessão foi também possível conhecer uma das empresas instaladas na incubadora, a My Fairy Nany, que procura dar resposta à necessidade dos pais e das famílias que precisam de apoio para cuidar das suas crianças ou idosos.

O dia de ‘festa’ começou com uma sessão de capacitação integrada no programa Eu Sou Digital, no decorrer da qual 12 pessoas identificadas como “digitalmente excluídas” pelo Município de Portimão e pelas juntas de freguesia apreenderam a dar os ‘primeiros passos’ no mundo dos computadores e terminou com a partilha do bolo de aniversário.

Artigos relacionados:

Autódromo do Algarve quer fixar em Portimão grandes empresas mundiais

Câmara de Portimão disponibiliza terreno para construção de campus universitário

“Queremos que o campus universitário seja uma realidade em Portimão”


OS NOSSOS VÍDEOS



OS NOSSOS VÍDEOS



OS NOSSOS VÍDEOS


LEIA TAMBÉM:

Três praias de Portimão vão crescer entre 20 a 40 metros

Diogo Piçarra tem dois concertos no Algarve em agosto

Os eventos que vão animar Lagos em agosto

(Visited 581 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev