Educação

Estudantes ‘atacam’ chorão-das-praias

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Agrupamento de Escolas da Bemposta participou, nos dias 11 e 12 de outubro, numa ação de remoção do ‘chorão-das-praias’, uma espécie exótica e infestante que afeta o sistema dunar da Ria de Alvor, com o objetivo de preservar esta zona húmida de valor internacional.

Esta ação tem sido desenvolvida anualmente desde 2017 por turmas do 8º ano do Agrupamento de Escolas da Bemposta, composto pelas EBS Bemposta, EB23 D. João II (Alvor) e EB Francisco Sobral (Mexilhoeira Grande), e este ano está inserida na SEIVA – Semana de Educação de Iniciativas e Voluntariado Ambiental, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente – Administração de Região Hidrográfica do Algarve.

Os 150 alunos que participaram nesta ação de remoção foram sensibilizados para as consequências da presença de espécies exóticas sobre a diversidade biológica nativa, ao mesmo tempo que foram promovidas as funções e os valores presentes nas zonas húmidas.

Após sete edições, as manchas de ‘chorão-das-praias’ no sistema dunar de Alvor, integrado no Sítio Natura 2000, foram praticamente removidas. No entanto, e devido à capacidade vegetativa e crescimento da espécie, será necessário nos próximos anos continuar a monitorizar este espaço e começar a remoção nas áreas limítrofes.

O ‘chorão-das-praias’ (Carpobrotus edulis) é uma planta não indígena (exótica), com origem na África do Sul, que não ocorre naturalmente no território português, tendo sido introduzida em Portugal para fins ornamentais e, mais tarde, cultivada para fixar taludes e dunas.

A sua impressionante capacidade de propagação e vigoroso crescimento vegetativo facilitou a rápida colonização e ocupação de vastas áreas, formando nalguns locais tapetes contínuos, que impedem o desenvolvimento e a sobrevivência da vegetação nativa.

Por isso, e de acordo com o Decreto-Lei nº 565/99, de 21 de dezembro, que regula a introdução de espécies não indígenas da flora e fauna, é considerada uma espécie invasora, representando a segunda causa mais importante de perda de biodiversidade em habitats naturais.

……………….

VÍDEO EM DESTAQUE
As ‘loucas’ corridas dos carrinhos de rolamentos

ASSISTA AQUI A OUTROS VÍDEOS SOBRE O ALGARVE

LEIA TAMBÉM:

Foi assim a Corrida de Carros de Rolamentos da Mexilhoeira Grande (com Vídeo)

Os eventos que vamos ter no Algarve (3 a 9 de outubro)

Corpo de mulher encontrado num rio

(Visited 77 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE