Bolo-rei de 150 metros de comprimento vai ser apresentado e… comido

A tradição volta a cumprir-se no final da tarde desta sexta-feira, Dia de Reis (6 de janeiro), em Loulé.

Pelas 17h00, a Praça da República vai ser palco de mais uma edição do Bolo-Rei Gigante, iniciativa que alia a gastronomia à cultura e às tradições desta época.

Uma mesa com um bolo-rei de 150 metros de comprimento irá ocupar a rua e todos os que por ali passarem poderão degustar esta iguaria confecionada pela pastelaria Loulé Doce.

O bolo é composto pelos seguintes ingredientes: 110 kgs de farinha, 100 kgs de fruta cristalizada para decoração, 50 kgs de frutas cristalizadas picadas, 50 kgs de frutos secos (sultanas, amêndoa, figos e nozes), 22 kgs de ovos (38 dúzias), 22 kgs de açúcar, 14 kgs de margarina, 2 kgs de bebidas aromatizantes, 1,6 kgs de sal e 1,6 kgs de fermento.

Para animar e aquecer ambiente, outra das tradições desta quadra – as charolas – vai ter como protagonistas os elementos do grupo Charola das Barreiras Brancas – AGAL, que se junta à festa com uma atuação.

O bolo-rei representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento: a côdea simboliza o ouro; as frutas cristalizadas e secas representam a mirra; e o aroma do bolo simboliza o incenso. Em Loulé, esta tradição continua bem viva e a Câmara Municipal de Loulé quer partilhá-la com os seus munícipes e todos os turistas que aqui se encontram nesta altura do ano. 

Esta iniciativa tem entrada livre e a fatia de bolo é gratuita.

Leia também: Três mortes nas estradas algarvias no Natal e fim de ano

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 170 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev