Cultura

Grupo de Paderne cantou as Janeiras na Câmara de Albufeira

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

O Grupo de Cantares de Paderne “Força da Tradição” deslocou-se, na sexta-feira, à Câmara de Albufeira para cantar as Janeiras ao Executivo e aos funcionários da autarquia.

Os músicos, trajados a rigor e acompanhados por instrumentos típicos como o acordeão, a pandeireta, a viola e a flauta, interpretaram temas alusivos ao Natal e ao nascimento do Menino Jesus e desejaram um bom ano novo aos presentes e à comunidade albufeirense em geral.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira agradeceu a presença do grupo, como já é tradição de há uns anos a esta parte. José Carlos Rolo mostrou-se muito satisfeito por, com quase 40 anos de atividade, “continuar a ser um embaixador das nossas tradições”, através da recuperação dos cânticos que antigamente, por altura do Ano Novo e Dia de Reis, os grupos de amigos e vizinhos levavam de porta em porta para celebrar o nascimento do menino Jesus e formular votos de próspero Ano Novo.

“É fundamental valorizar o trabalho destes grupos, que com o seu empenho e dedicação contribuem para a preservação da memória e da identidade do nosso povo”, sublinhou, aproveitando o momento para oferecer uma fotografia de uma anterior atuação do Grupo nos Paços do Concelho, para que mais tarde possam recordar.

O professor António, em nome do Grupo “Força da Tradição”, agradeceu sensibilizado, tendo referido estar muito grato à colaboração do Município. “Estes últimos dois anos foram muito difíceis para o grupo, não nos podíamos juntar e nem fazer atuações, o que teve repercussões ao nível do isolamento e do nosso bem-estar. Este ano, felizmente foi possível retomar a nossa atividade e, graças ao Município, já temos atuações marcadas até ao final de janeiro”.

O Grupo “Força da Tradição foi fundado em 1984 por um grupo de populares residentes na freguesia de Paderne, no concelho de Albufeira. Por esta altura do ano, as famílias abriam as suas portas para ouvir os cânticos alusivos ao Natal e ao Ano Novo e, em troca, ofereciam diversos bens alimentares aos populares que, em grupo, cantavam as Janeiras. Todos os anos, no mês de janeiro, o grupo “Força da Tradição” volta a reunir-se e vai de porta em porta, pela aldeia de Paderne. Mais recentemente, começou a atuar em vários locais do concelho de Albufeira e um pouco por todo o país.

Leia também: Três mortes nas estradas algarvias no Natal e fim de ano

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Despiste aparatoso em Portimão

Assista aqui a todos os nossos vídeos

LEIA TAMBÉM:

Quatro feridos em colisão entre duas viaturas em Portimão

Os eventos que vão animar Portimão nos primeiros meses de 2023

Os eventos que vamos ter no Algarve em janeiro

(Visited 89 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE