Abertas inscrições para prémio literário no valor de 10 mil euros
A 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus foi apresentada no dia 8 de março, em São Bartolomeu de Messines, decorrendo as candidaturas até ao dia 8 de maio. A iniciativa é promovida pelo Município de Silves e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo “Terras do Arade”, sendo dedicada, nesta edição, à Literatura Infantil e Juvenil.
Segundo refere a autarquia silvense, “podem candidatar-se autores nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, maiores de 18 anos, que apresentem uma obra editada em livro, em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha ocorrido nos anos 2021-2022, nos géneros prosa, poesia, dramaturgia ou livro ilustrado”.
As escritoras Luísa Ducla Soares e Ana Maria Magalhães, bem como Rui Marques Veloso (antigo professor adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra, investigador no domínio da Literatura Infantil e fundador da Associação para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil) foram convidados para integrar o júri.
“O autor vencedor da edição de 2023 Prémio Nacional Literário João de Deus, que pretende impulsionar e reconhecer os escritores que tenham desenvolvido a sua carreira literária no âmbito do livro para crianças e jovens, receberá um prémio no valor pecuniário de dez mil euros, em cerimónia a realizar em março de 2024, no âmbito das comemorações do 194.º aniversário do poeta e pedagogo messinense”, explica a autarquia silvense.
Leia também: Calema, Plutónio, Fernando Daniel e Nininho Vaz Maia atuam em Portimão
O que vai mudar na circulação automóvel em Portimão
Assista aqui a todos os nossos vídeos
LEIA TAMBÉM:
Vai ser assim o Festival da Sardinha deste ano
Os eventos que vão animar Portimão ao longo do ano
Os eventos que vão animar Lagos em março